Nos dias 14 e 15 de maio, a partir das 8 horas, acontece a 1ª Jornada de Geotecnia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduandos, pós-graduandos e profissionais da área de gestão urbana e ambiental estão convidados a debater a importância do mapeamento geológico no planejamento do uso e ocupação do solo. Docentes da UFSCar e de outras instituições participam de uma programação que conta com palestras, mesas-redondas, minicursos e demonstração prática de equipamentos.
No primeiro dia da Jornada, as “Fronteiras da Investigação Geológica e Geotécnica no Brasil” serão abordadas pelo professor convidado do Departamento de Engenharia Civil da Unesp de Bauru, Heraldo Giacheti. Além de falar sobre o assunto, o docente também fará uma demonstração de equipamentos e será o responsável, no segundo dia do evento, pelo minicurso “Técnicas Especiais de Investigação para Avaliação do Meio Físico”, que tem por objetivo apresentar os fundamentos da investigação do subsolo e ensinar a forma de executar, calibrar e interpretar os dados colhidos.
A programação da 1ª Jornada de Geotecnia da UFSCar também conta com uma palestra do professor Lázaro Zuquette, do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), sobre os “Impactos da Nova Política de Parcelamento do Solo”, segundo a medida provisória nº 547 de 11/10/2011. Uma mesa-redonda, coordenada pela professora Marcilene Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, discute as contribuições da Universidade na avaliação do nosso meio físico.
As inscrições para a 1ª Jornada de Geotecnia da UFSCar já estão abertas. O formulário, os valores, assim como a programação completa estão disponíveis no site do evento.