A Comissão Europeia anunciou a data de lançamento dos próximos dois satélites do sistema de navegação Galileo. Eles serão enviado em órbita a partir da Guiana Francesa, por um foguete lançador Soyuz, no dia 28 de setembro, juntando-se aos dois satélites da fase de validação do sistema, que já estão em órbita desde outubro de 2011.
Quatro satélites de navegação são o mínimo necessário para a navegação por satélite, para medir a latitude, longitude e altitude durante a verificação de precisão do sistema. Esses quatro satélites também serão usados para medir a precisão do segmentro terrestre do sistema. Além disso, a indústria europeia poderá testar os seus próprios protótipos Galileo de receptores e serviços na prática.
O Galileo é uma iniciativa da Comissão Europeia e da Agência Espacial Europeia (ESA) para fornecer um sistema independente de navegação por satélites ao continente. O sistema completo será composto de 30 satélites em órbita, supervisionados por centros de controle localizados na Europa e por uma rede global de estações de sensores.
Mudança de local
Na última semana, políticos da República Checa aprovaram a transferência da agência encarregada pelo sistema de posicionamento Galileo, de Bruxelas para a cidade de Praga. A mudança vai ocorrer durante o mês de agosto.