LicitaçãoO ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, escolheu Leonel Perondi para dirigir o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Perondi era o primeiro nome de uma lista tríplice montada por um comitê criado quando o atual diretor, Gilberto Câmara, anunciou que deixaria o cargo, em agosto de 2011.

Perondi fez doutorado em Oxford, na Inglaterra, e tem longa carreira no Inpe, onde concluiu o mestrado (1986) e do qual já foi diretor substituto e interino, de 2002 a 2005. Foi gerente do programa sino-brasileiro de satélites, o Cbers, entre 2002 e 2005 e membro do Conselho Técnico Científico da instituição entre 2007 e 2011.

Raupp esperou a nomeação do novo dirigente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, na última sexta-feira (4/5), antes de escolher quem seria o próximo chefe do Inpe. A ideia é que as duas instituições trabalhem em conjunto. O nome de Perondi está agora na Casa Civil para aprovação, e deverá ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Com informações da Folha.com e Veja.com