A Apple apresentou nesta semana, na abertura de seu evento anual para desenvolvedores, seu próprio serviço de mapas, que pode substituir o Google Maps em tablets e smartphones. O evento WWDC 2012 vai até 15 de junho, na cidade de São Francisco, Estados Unidos.
Batizado de “Maps”, o novo serviço de cartografia foi concebido após a aquisição de diversas empresas nos últimos anos, tais como Placebase, Poly9, e s C3 Technologies, e estará disponível no fim de 2012, com a chegada da próxima versão do sistema operacional para aparelhos móveis da Apple, o iOS 6, também lançado nesta semana. Segundo a Apple, o sistema terá mais de 200 atualizações.Atualmente, o serviço de mapas do Google vem pré-instalado nos aparelhos móveis da Apple que utilizam o iOS, algo que deverá mudar com o nova versão do sistema.
O aplicativo de mapas apresentado pela companhia conta com navegação turn-by-turn, que informa o usuário constantemente sobre novas possibilidades de trajetos, considerando o trânsito e os acidentes ao longo da rota. O aplicativo tem ainda uma tecnologia de visualização em 3D chamada Flyover. O recurso permite seguir todo o percurso assistindo à vista aérea da cidade, com os prédios em terceira dimensão sendo renderizados em tempo real.