O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, em inglês) lançou recentemente o padrão GeoServices Rest API. Este novo padrão de geoserviços fornece diretrizes para que clientes web se comuniquem com tecnologias geoespaciais, tais como servidores GIS.
Usando esta API como base, clientes podem fazer requerimentos ao servidor que sejam identificados por URLs. O servidor responde com imagens de mapas, dados baseados em texto, localização ou outras representações de informações geoespaciais. A API oferece um mecanismo para interagir com mapas, imagens e serviços, para realizar análises geoespaciais.
Segundo o OGC, no início de 2011 a Esri entrou em contato para tornar o GeoServices Rest API um padrão oficial. Em seguida, membros do OGC realizaram uma análise detalhada e refizeram a API como um padrão de interface OGC, removendo as referências Esri de softwares específicos. A adoção deste padrão pelo OGC irá proporcionar à comunidade de desenvolvedores Web mais opções para para difundir e trabalhar com informações geoespaciais.
O padrão GeoServices Rest API do OGC está disponível para avaliação e comentários.