publicidade

Geoinformação foi fundamental para os Jogos Olímpicos de Londres

publicidade

Durante os Jogos Olímpicos de Londres, atletas de 204 países competiram em 26 esportes diferentes. Seis milhões de visitantes de todo o mundo acompanharam os eventos na capital inglesa. A geoinformação foi fundamental para o planejamento e organização dos Jogos.

Um dos maiores desafios, imposto ao Comitê Organizador para o sucesso dos Jogos, foi o desenvolvimento de uma rede de transporte público que comportasse o grande contingente. Além de construir as instalações esportivas e novos sistemas de trens coletivos, também foi necessário planejar a extensão das linhas Leste e Norte dos trens. A geoinformação ajudou na execução do projeto, para o mapeamento e visualização de processos e facilitando a comunicação.

A geoinformação também foi aplicada na segurança dos Jogos em Londres. A empresa Intergraph Security, Government & Infrastructure (SG&I) forneceu para a Polícia Rodoviária Britânica um sistema que agregou todas as organizações de segurança envolvidas nas Olímpiadas, com acesso à imagens espaciais e mapas atualizados, imagens aéreas, dados de trânsito e vídeos de vigilância em tempo real. Os serviços de emergência foram coordenados através de uma plataforma web.

Segundo o Gerente de Marketing da Intergraph, “a solução Erdas Apollo fornecida à Polícia Britânica agrega diversos dados e facilita o controle operacional, o que permitiu que a Segurança dos Jogos pudesse cumprir com todas suas obrigações”.

Estas informações foram fornecidas pela equipe organizadora do Intergeo, evento sobre geoinformação, geodésia e ordenamento territorial, que será realizado em Hannover, de 9 a 11 de outubro. Neste evento, serão demonstradas novas tecnologias e aplicações, de um total de 500 expositores. Para este ano são esperados 1400 conferêncistas e 15 mil visitantes na feira.

publicidade