Durante os Jogos Olímpicos de Londres, atletas de 204 países competiram em 26 esportes diferentes. Seis milhões de visitantes de todo o mundo acompanharam os eventos na capital inglesa. A geoinformação foi fundamental para o planejamento e organização dos Jogos.

Um dos maiores desafios, imposto ao Comitê Organizador para o sucesso dos Jogos, foi o desenvolvimento de uma rede de transporte público que comportasse o grande contingente. Além de construir as instalações esportivas e novos sistemas de trens coletivos, também foi necessário planejar a extensão das linhas Leste e Norte dos trens. A geoinformação ajudou na execução do projeto, para o mapeamento e visualização de processos e facilitando a comunicação.

A geoinformação também foi aplicada na segurança dos Jogos em Londres. A empresa Intergraph Security, Government & Infrastructure (SG&I) forneceu para a Polícia Rodoviária Britânica um sistema que agregou todas as organizações de segurança envolvidas nas Olímpiadas, com acesso à imagens espaciais e mapas atualizados, imagens aéreas, dados de trânsito e vídeos de vigilância em tempo real. Os serviços de emergência foram coordenados através de uma plataforma web.

IntergeoSegundo o Gerente de Marketing da Intergraph, “a solução Erdas Apollo fornecida à Polícia Britânica agrega diversos dados e facilita o controle operacional, o que permitiu que a Segurança dos Jogos pudesse cumprir com todas suas obrigações”.

Estas informações foram fornecidas pela equipe organizadora do Intergeo, evento sobre geoinformação, geodésia e ordenamento territorial, que será realizado em Hannover, de 9 a 11 de outubro. Neste evento, serão demonstradas novas tecnologias e aplicações, de um total de 500 expositores. Para este ano são esperados 1400 conferêncistas e 15 mil visitantes na feira.