Atividades e resultados alcançados pelos projetos da Embrapa em Moçambique são temas da reunião organizada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e realizada esta semana na Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (SP). Seis centros de pesquisa da Embrapa estão representados no evento, que tem entre os objetivos discutir e harmonizar as atividades a serem realizadas em conjunto pelas equipes. O foco da reunião são os projetos Plataforma Brasil-Moçambique e ProSavana. Além da SRI e Embrapa Monitoramento por Satélite, participam do evento as unidades Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Cerrados, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologias e Embrapa Solos.
Realizado a partir da parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o país africano, o projeto Plataforma Brasil-Moçambique visa o fortalecimento do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM). A proposta é que a Embrapa coopere na área de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia de forma a contribuir para a autossuficiência na produção de alimentos.
Já o projeto ProSavana, uma cooperação entre Japão, Brasil e Moçambique, visa contribuir para o aumento da produção agrícola moçambicana, para a segurança alimentar e para a competitividade do setor produtivo aproveitando as experiências e técnicas desenvolvidas no Brasil, especialmente no cerrado, com responsabilidade socioambiental. O projeto é coordenado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e pela ABC, com apoio da Embrapa.
WebGIS-Moçambique
Um dos resultados dos projetos, já disponibilizado ao público, é o WebGIS-Moçambique, um sistema dinâmico e interativo, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, que vai subsidiar o mapeamento das potencialidades dos recursos naturais para produção agrícola e pecuária. Concebido como um sistema de informações geográficas, permite ao usuário consultar informações georreferenciadas de modo amigável, manipulando diferentes planos de informação. O sistema, que desde o lançamento vem incorporando novos dados, contempla informações sobre solo e aptidão agrícola para culturas como soja, milho, mandioca, arroz, amendoim e algodão, informações sobre uso e cobertura do solo, bacias hidrográficas e dados da infraestrutura de transporte, entre outros.
Mais informações: www.cnpm.embrapa.br/projetos/mocambique
Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite