A atualização dos dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), na internet, passa a ser feita a cada 15 dias. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) todos os dias envia alertas de degradação e desmatamento ao Ibama, que os utiliza para orientar a fiscalização e garantir ações eficazes de controle da derrubada da floresta.

Sistema Deter_Desmatamento AmazôniaNão há mudança nessa operação diária entre Inpe e Ibama, apenas na frequência de divulgação dos dados na internet. Antes, essas informações ficavam acessíveis ao público a cada mês, bimestre ou trimestre, geralmente após sua apresentação pelo governo federal em Brasília.

A nova forma de divulgação dos dados do Deter foi acordada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao qual o Inpe está ligado, e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), responsável pelo Ibama. Assim, a sociedade pode conhecer novos resultados sobre o monitoramento da Amazônia com maior frequência, pois dados do sistema serão apresentados duas vezes por mês, sempre por meio da página www.obt.inpe.br/deter.

Nesta segunda-feira (20/8), foram publicados os dados referentes ao monitoramento realizado de 1º a 15 de agosto.

Fonte: Inpe