GeoprocessamentoO Consórcio Geoespacial Aberto (OGC em inglês) anunciou na última semana a criação de um grupo de trabalho sobre informações territoriais, que irá focar na interoperabilidade de dados CAD e GIS para ambientes construídos. O novo grupo se chama “Land Information Domain Working Group (Land Info DWG)”.

Segundo o OGC, organizações e indivíduos das áreas de arquitetura, engenharia e construção devem ser capazes de trocar dados detalhados de engenharia civil e de agrimensura. Estes indivíduos, e outros em diversas áreas como as ciências ambientais e de geomarketing, também precisam ser capazes de aliar tais dados com dados e aplicações geoespaciais. Em geral, os sistemas geoespaciais evoluíram a partir de exigências de observação e análise, enquanto os sistemas de informação de terras partiram de requisitos para projetos e descrição de propriedade legal.

Para atender a essa necessidade de troca de dados, ao longo dos últimos 10 anos um grupo de organizações voluntárias e indivíduos desenvolveram o modelo LandXML, que conta com mais de 70 produtos e softwares registrados. O objetivo deste novo grupo do OGC é encontrar a melhor forma para incorporar o LandXML em em padrões OGC, e explorar maneiras de incorporar informações da terra em padrões OGC.

Segundo o OGC, esta é a primeira vez que um grupo irá se dedicar à integração de dados territoriais e de engenharia civil em bases de dados GIS e CAD. O projeto e os objetivos estão disponíveis para ser acessados. Comentários podem ser enviados até 15 de outubro para gene.roe lidarnews.com, aos cuidados de Gene Roe.