Nesta quinta-feira (4), acontece em Nova York o 3º. Fórum de Investimentos em Infraestrutura no Brasil. O evento é voltado para representantes de fundos de investimentos e empresas dos dois países, e aborda temas sobre setores estratégicos para o desenvolvimento econômico do Brasil. O “III Brazil Infrastructure Investments Forum”, organizado pela Brazilian American Chamber of Commerce e Editora Fórum, com apoio da FGV Projetos, será realizado no Harvard Club, das 8h às 14h.
A programação do Fórum está dividida em painéis de discussão sobre temas como, Transporte e Logística, Energia, Petróleo e Gás, Construção Civil, Arbitragem Internacional, e serão conduzidos por vários líderes e representantes de companhias e instituições.
Segundo o advogado Marçal Justen Filho, idealizador do Fórum e palestrante, o evento é uma oportunidade de apresentar, ao investidor estrangeiro, o cenário atual da infraestrutura no País e os projetos fundamentais para impulsionar o crescimento econômico do Brasil. “A ação também possibilita aos convidados fortalecer o relacionamento com os líderes da infraestrutura no Brasil, um dos fatores de sucesso das edições anteriores e que abre portas para novos negócios no setor”, declara.
A afirmação é justificada pela presença de alguns dos maiores especialistas do setor no Brasil, como Bernardo Figueiredo, Presidente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL), João Carlos Ferraz, Vice-Presidente do BNDES, e Richard Klein, Presidente e Vice-Presidente dos Conselhos da Multiterminais e Santos-Brasil
O executivo Richard Klein, dos Conselhos da Multiterminais e Santos-Brasil, diz que o setor portuário está recebendo investimentos significativos e é muito beneficiado por ações de relacionamento com mercados internacionais. “O setor privado investiu 2.5 bilhões de dólares nos últimos anos e promete investir mais 5 bilhões até 2015, apenas em terminais de contêineres”, revela.
Legislação brasileira
No evento também acontece o lançamento da edição 2012-2013 do livro “Infrastructure Law of Brazil”, coordenado pelos advogados Marçal Justen Filho e Cesar A. Guimarães Pereira e publicado pela Editora Fórum.
“A obra oferece textos legais traduzidos para o inglês, visando facilitar a compreensão dos advogados e investidores estrangeiros interessados nas políticas nacionais relacionadas à infraestrutura, além de esclarecer pontos específicos, como o sistema de privatizações e concessões do programa de logística anunciado pelo governo federal”, explica Justen.
Desafios
O Brasil terá, nos próximos anos, diversos desafios para continuar crescendo e, para isto, investir em infraestrutura é essencial. Além disso, o uso de geotecnologia é imprescindível na execução, fiscalização e monitoramento de grandes obras.
Para apresentar ao público novas soluções e tecnologias em infraestrutura, segurança e monitoramento de grandes obras, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, maior evento sobre geotecnologias da América Latina, que será realizado de 18 a 20 de junho sw 2013, em São Paulo (SP), vai contar com seminários e discussões sobre o tema. Participe e conheça os casos de sucesso sobre o uso de imagens de sensoriamento remoto e ferramentas de análise geográfica na implantação e acompanhamento de grandes obras de infraestrutura previstas para o PAC, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Para deixar sua opinião sobre os temas e discussões que irão formatar o evento, acesse o site do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. Conheça os 24 desafios que o evento propõe para o setor geoespacial e envie sua ideia!
Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!