Os dois novos satélites do sistema de navegação europeu Galileo, já se encontram em sua câmara protetora, e acoplados ao foguete Soyuz, na plataforma de lançamento, localizada na Guiana Francesa.
A câmara protetora dos satélites possui 4.1 metros de diâmetro, e protegem os aparelhos durante o lançamento e voo em parte da atmosfera. Ele será ejetado cerca de três minutos e meio para o vôo, quando o estágio superior atinge o topo da atmosfera. A carenagem de proteção será ejetada após cerca de três minutos e meio de voo, quando o estágio superior, chamado de Fregat, atingir o topo da atmosfera.
O propulsor Fregat será acionado pela primeira vez cerca de 10,5 minutos após o lançamento, elevando os satélites até a velocidade orbital e sua altitude operacional de 23 222 km. À medida que sobre, o propulsor vai girar lentamente para para manter a mesma temperatura nos dois satélites.
Do lançamento até a implantação final, quando o dispensador libera os satélites em direções opostas, terão passado três horas e 44 minutos. O lançamento está previsto para às 18h15 GMT da próxima sexta-feira, 12 de outubro. Segundo a ESA, este é um passo muito importante para o sistema de navegação europeu, já que quatro é o número mínimo necessário de satélites para que o sistema possa oferecer serviços de navegação e posicionamento.
Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!