O pesquisador Eduardo Almeida, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou o livro “Econometria Espacial Aplicada“, que apresenta as várias formas de incorporar os efeitos espaciais.
Com uma linguagem clara e didática, a obra busca transmitir de forma rigorosa a teoria e os conceitos da econometria espacial, sempre tendo em vista a possibilidade dos estudos aplicados. O livro apresenta as várias formas de incorporar os efeitos espaciais, isto é, a dependência e a heterogeneidade espaciais na modelagem econométrica, nas suas diversas fases, a saber, na especificação, na estimação, nos testes e diagnóstico e na previsão de modelos.
Todo o conteúdo teórico é acompanhado de exemplos e aplicações a fim de ilustrar a utilidade das técnicas e métodos da econometria espacial na explicação de uma variada gama de fenômenos.
Eduardo Almeida possui graduação, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, e do Programa de Pós-Graduação em Economia Alplicada, como professor permanente. O tema unificador de seu trabalho concentra-se na investigação do papel do espaço no sistema econômico, com especial atenção para o desenvolvimento de estudos em econometria espacial e modelos de equilíbrio geral aplicado espacial.
Para saber mais sobre a obra, acesse a página do livro Econometria Espacial Aplicada na Editora.
Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!