Mais de 30 licenças de programas de cartografia deixarão de ser comprados pelo Incra/MG com a adoção do software livre Quantum GIS em suas atividades. Com este propósito, 18 servidores do Incra em Minas Gerais foram capacitados, durante a semana de 5 a 9 de novembro, no auditório da Ultramig, em Belo Horizonte (MG), para a utilização da ferramenta como banco de dados e em sua função de desenho de mapas cartográficos.
Em abril do ano passado, 32 servidores já haviam sido treinados para o uso do software. Cada licença do programa pago custaria cerca de 5 mil reais.
O curso foi ministrado por servidores da própria Instituição que já tinham competência técnica no uso do software livre. O Quantum GIS foi adotado pelo Incra em Brasília para a criação de um banco de dados com informações cartográficas da Divisão de Obtenção de Terras e Criação de Projetos de Assentamentos. Servidores de todas as superintendências serão habilitados para o manuseio do programa.
O banco de dados vai possibilitar análises mais aprofundadas para balizar as atividades de obtenção de terras e criação de assentamentos. O programa é utilizado, também, para a certificação do georreferenciamento de imóveis rurais de acordo com a Lei 10.267 e para o processo de licenciamento ambiental.
Saiba mais sobre o Quantum GIS na página oficial do software.
Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014