O governo do Gabão, país localizado no oeste da África, está implementando uma estrutura dedicada à questões de segurança alimentar e, para isso, irá contar com um sistema de informações geográficas desenvolvido pela Agência Geográfica Francesa.
Atualmente, o Gabão gasta cada 250 bilhões de dólares por ano para importar alimentos. O objetivo das autoridades do país é alcançar auto-suficiência alimentar e ajudar os agricultores locais a desenvolver novas culturas. A criação da Agência Gabonesa para a segurança alimentar (Agasa) contribuirá para alcançar este plano de emergência para a segurança alimentar, que visa reduzir em 5% a cada ano as importações de alguns produtos como a mandioca, o arroz, carne, plantação de bananas e vegetais.
A implementação do sistema GIS contribuirá para gerir a informação proveniente de várias das principais organizações ativas no domínio da segurança alimentar (importação, exportação, rendimentos, controles de saúde, movimentos de alimentos no país) e para conseguir finalmente uma cartografia nacional das organizações envolvidas nesta questão.
O projeto está dividido em seis componentes principais: coleta, análise e modelagem de dados; implementação da plataforma GIS (equipamentos, definição das metodologias, realização da cartografia); e capacitação e treinamentos Este sistema é um componente da iniciativa NGP (Plano Nacional de Geomática) que está atualmente sendo implantada no Gabão.
Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!