Desenvolvedores da Austrália anunciaram um novo sistema de posicionamento, que funciona bem tanto em ambientes internos quanto externos. Segundo informações da Locata, empresa desenvolvedora, o sistema poderá competir com o GPS, baseado em satélites.
Em vez de satélites, o sistema da Locata utiliza equipamentos terrestres para transmitir um sinal de rádio sobre uma área localizada, que chega um milhão de vezes mais forte do que sinais do GPS. “Este é um dos desenvolvimentos tecnológicos mais importantes para o futuro da indústria de posicionamento”, afirmou Nunzio Gambale, executivo-chefe e co-fundador da Locata em Griffith, na Austrália.
Empresas como Google e Nokia estão trabalhando em tecnologias para orientar os usuários em shoppings ou em edifícios dentro de grandes centros urbanos, onde os sinais de GPS não conseguem penetrar. O executivo da Locata afirma que os receptores do sistema serão pequenos e baratos, podendo ser embarcados em smartphones em até cinco anos.
As Forças Armadas dos Estados Unidos, inventores do GPS, assinaram no mês passado um contrato concordando com um teste em larga escala do Locata no Novo México. O executivo da Locata afirma ainda que a companhia também está realizando testes em Sydney, para ver se o sistema pode fornecer posicionamento preciso para a polícia, serviços de emergência e empresas de entregas, em avenidas movimentadas da cidade.
Aproveite a Promoção de Verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!