O quarto satélite militar Skynet 5, construído pela Astrium para o programa operacional dos serviços de comunicação para o Ministério da Defesa do Reino Unido, foi na Guiana Francesa, pelo lançador Ariane 5.

Por meio da concessão do Skynet, assinada com o governo do Reino-Unido em 2003, a Astrium Services opera com sucesso a constelação de satélites militares Skynet e a rede terrestre que fornece todas as comunicações Beyond Line of Sight (além do horizonte) para o Ministério da Defesa britânico e o Gabinete do Governo. Essa concessão permite também que a Astrium forneça serviços de comunicações seguras para outras forças armadas, como dos Estados-Unidos, de Portugal ou da Austrália.

Com o lançamento do Skynet 5D, a Astrium Services iráo perar uma frota de oito satélites de alta potência em UHF e na banda-X. Serão quatro Skynet 5, três Skynet 4 e o satélite NATO IVB. Eles são desenhados para cumprir as mais críticas missões militares e estão em plena conformidade com as exigentes normas da NSA e da OTAN.

O Skynet 5D será posicionado sobre o Oriente Médio (53° Leste), e se tornará o mais ativo dos satélites militares de comunicação da Astrium Services. Os tanques de combustível do Skynet 5D são maiores e permitem que o satélite possa ser reposicionado mais frequentemente para atender às necessidades operacionais.

O satélite estende consideravelmente o total de banda-X (Super High Frequency) comercializável em todo o mundo. No início deste ano, a Astrium Services assinou um contrato de vários milhões de dólares com a Harris CapRock para fornecer capacidade adicional em UHF no Skynet 5D para clientes militares e governamentais em todo o mundo.