No início de 2012 a revista MundoGEO iniciou uma série de pesquisas com o objetivo de esquadrinhar o mercado de geomática e soluções geoespaciais na América Latina.
Já foram abordados o sensoriamento remoto, Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) e Sistemas de Informação Geográfica (GIS). A pesquisa atual, sobre estações totais, contou com aproximadamente 500 participantes em apenas dois dias.
Precisão e alcance
A pesquisa também tinha o objetivo de avaliar as características mais comuns dos equipamentos que são utilizados pelos profissionais (valores apresentados somente das opções com mais votos). Quanto à precisão angular, 39,3% usam estações entre 1” e 3”, enquanto 35,1% entre 3” e 5”. Para a precisão linear, 42,6% usam equipamentos de 1mm a 2mmm, e 31,3% entre 2mm e 3mm. Quanto ao alcance usando prisma, 31,7% medem menos de 2 mil metros, enquanto 35,2% ficam entre 2 e 3 mil metros.
Este artigo faz parte da MundoGEO 70, revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse a matéria e veja todos os resultados da pequisa que detalhou o mercado de Estações Totais.