Ação é do Departamento de Cartografia de Presidente Prudente
A Unesp de Presidente Prudente, tem colaborado com a Petrobras na mudança do sistema geodésico de referência, de SAD69 para Sirgas 2000.
A migração do sistema é uma determinação a todos os que fazem uso ou produzem informações geográficas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a intenção é unificar este sistema até 2014 no País. A Transpetro, braço da Petrobras responsável pelo transporte do petróleo por mais de 14 mil quilômetros de dutos, é uma das instituições que terão de se adequar ao novo sistema.
Para fazer a remodelação, conta com o apoio do Departamento de Cartografia da Unesp de Presidente Prudente desde setembro de 2012. A parceria foi firmada após um ano de negociações e, segundo o coordenador do projeto, professor João Francisco Galera Monico, reflete o grau de credibilidade que a faculdade possui. “Em todos os rankings, somos classificados entre os melhores cursos de Cartografia do País, com selo cinco estrelas”, aponta.
Fonte: UNESP
Workshop Projeto Temático GNSS
Com entrada livre, o maior evento de geotecnologias da América Latina, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, já está com sua programação definida, e contará com a participação da FAPESP no evento, apresentando um projeto temático com o tema central GNSS.
Esse projeto envolve os pesquisadores que atuam na Geodésia, objetivando desenvolver algoritmos e metodologias para várias aplicações, entre elas aquelas factíveis de serem aplicadas na Agricultura de Precisão, Cartografia e Cadastro, Meteorologia e Monitoramento do Nível Médio dos Mares.
Saiba mais na página do Workshop Projeto Temática GNSS-SP, que será realizado no dia 20 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).