A XMobots Aeroespacial e Defesa anuncia ao mercado brasileiro o Echar, novo Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) com decolagem e pouso automáticos. A empresa é dirigida pelo engenheiro mecatrônico Giovani Amianti. Com 30 anos de idade e oito de profissão, o engenheiro é projetista de VANTs desde 2004, quando ainda era estudante.
Muito utilizados nos Estados Unidos, que no momento estuda uma legislação para integrar essas aeronaves ao espaço aéreo local, o mercado de VANTs ainda é incipiente no Brasil. Mas não ao ponto de arrefecer o ânimo do empresário, que após embolsar 1,4 milhão de reais nos últimos 12 meses com os dois modelos desenvolvidos pela empresa, espera dobrar o faturamento a partir do lançamento da terceira geração de VANTs a ser vendida ainda neste ano. A expectativa positiva gira em torno da inovação tecnológica do produto, o primeiro no Brasil com decolagem e aterrissagem automáticas.
“Tudo foi desenvolvido por nós e, por ter pouso e decolagem automáticos, esse novo VANT tem um mercado para ser fabricado e comercializado em larga escala”, afirma Amianti, que vislumbra entre os potenciais clientes os agricultores de precisão, que empregam suas aeronaves para sobrevoar lavouras várias vezes por semana à procura de pragas, além de empresas de monitoramento, mapeamento e de topografia.
“O Echar é um equipamento de seis quilos que qualquer pessoa com cinco dias de treinamento consegue operar, bem menos que as três semanas de curso para nossos outros produtos. Isso abre a possibilidade do usuário comum, topógrafos e engenheiros agrônomos, ambientais ou fiscais, poderem utilizar essa tecnologia”, aponta o empreendedor, que começou a estudar o assunto no segundo ano do curso de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e, em 2007, investiu 150 mil reais com dois sócios para fundar a XMobots.
“Depois que lançamos o Nauru 500 em 2012, que foi uma evolução de nosso primeiro VANT e é a base para o Echar, vendemos sete unidades. Agora, abrimos a pré-venda para o Echar em maio e já temos três pré-vendas. Nosso plano é vender dez aeronaves ainda neste ano”, conta Amianti, projetando um volume que, se confirmado, seria o melhor resultado já obtido, em faturamento, por um fabricante nacional de VANTs.
Com informações do Estadão PME
Seção de notícias exclusiva
Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados.
Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado. Para conferir de perto as novidades do mercado e as novas tecnologias, bem como conhecer aplicações e resultados e como está a regulamentação do setor, participe do Seminário VANTs, que será realizado em São Paulo (SP) durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, de 18 a 20 de junho de 2013.
O evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 também tem em sua programação o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, apresentando um panorama da inteligência geográfica aplicada à Gestão de Segurança e Defesa de um país, estado ou cidade. A utilização de dados geospaciais permite mostrar o histórico de eventos e a montagem de cenários futuros.
Saiba mais sobre o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e veja a grade completa do evento.