A OpenGEO, uma empresa desenvolvedora e integradora de tecnologias que tem no seu portifólio alguns dos vários projetos do Governo Federal envolvendo geotecnologias em software livre com enfoque corporativo, anunciou recentemente seus planos de apoio para o Quantum GIS.

O QGIS atualmente é o software livre mais amplamente disponível, devido seu extenso portifólio de plug-in. Com ferramentas prioritárias e de fácil uso, o software é considerado um dos mais estáveis.

Segundo a empresa, o principal produto da OpenGeo, o OpenGeo Suite, é um conjunto completo de solução geoespacial que oferece um caminho mais fácil e ágil para publicar informações geoespaciais na web. A incorporação do QGIS com o OpenGeo Suite, permite que os usuários criem, analisem, publiquem e consumam dados e serviços geoespaciais, sem a necessidade de qualquer outros softwares proprietários.

Juan Marin, chefe de tecnologia da OpenGeo, apresentou alguns suportes que a empresa vai oferecer para o QGIS:

• Melhorar a integração entre QGIS e OpenGeo Suite;
• Prestar serviços como manutenção, suporte técnico, treinamento, etc..
• Melhorar a documentação existente, tutoriais e exemplos para tornar QGIS ainda mais fácil de aprender e usar;
• Ajudar os usuários com dados geoespaciais, através do GeoGit – sistema de controle de informações geoespaciais da OpenGeo.

“O QGIS oferece uma alternativa verdadeiramente aberta, é independente de sistema operacional e totalmente gratuito. Nós observamos que se encaixa perfeitamente com a nossa missão de ampliar a disponibilidade de softwares geoespaciais. Não estamos só impressionados com o software, nós respeitamos a comunidade que o desenvolveu e estamos ansiosos para apoiá-los”, afirmou Marin.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.