A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas, até 30 de agosto, para o Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Serão disponibilizadas 36 vagas: 22 no mestrado e 14 no doutorado. Não há, porém, a obrigatoriedade de preencher todas as vagas.
Os interessados em participar do programa de pós devem escolher uma das três linhas de pesquisa: dimensões sociais da ciência e da tecnologia; gestão tecnológica e sociedade sustentável; ou linguagens, comunicação e ciência.
Os processo seletivo é composto por seis etapas. As cinco primeiras são eliminatórias e exigem que o candidato tenha nota mínima 7 em cada uma delas. Somente a última etapa é classificatória e envolve a análise do currículo Lattes.
A primeira etapa é uma pré-seleção e consiste na análise da documentação, do projeto de pesquisa, do currículo e da possibilidade de orientação pelo corpo docente do programa.
Na segunda etapa, será feita a análise do projeto de pesquisa na qual serão considerados dez critérios, entre eles a explicitação da relevância do problema de pesquisa, definição dos objetivos da pesquisa e adequação do método ao objetivo.
O exame de proficiência em inglês (ou língua portuguesa para estrangeiros) faz parte da terceira etapa da seleção. Os candidatos serão submetidos a uma prova de questões objetivas de múltipla escolha, com base em textos da área de ciência, tecnologia e sociedade.
A quarta etapa envolve a prova de conhecimentos gerais e específicos e será composta de 10 questões objetivas baseadas na bibliografia geral e outras duas questões dissertativas referentes à bibliografia da linha de pesquisa escolhida.
Na quinta fase o candidato fará a prova de arguição oral e deverá responder a questões relacionadas ao projeto proposto, demonstrando, entre outros pontos, familiaridade com a atividade de pesquisa.
Por fim, a análise do currículo Lattes conclui o processo, na qual serão avaliados a produção científica e os projetos de pesquisa apresentados pelo candidato.
O edital completo pode ser conferido em www.ppgcts.ufscar.br
Fonte: Agência Fapesp