Aeronave Nauru 500 sobrevoará faixa de 18,9 mil hectares remanescentes de Mata Atlântica

O Parque Nacional do Pau-Brasil, localizado em Porto Seguro (BA), acaba de ganhar um aliado importante na preservação de seu rico ecossistema: um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT). O equipamento foi doado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pela gestão do Parque, e atuará diretamente no combate aos crimes ambientais ocorridos dentro da área da unidade.

A aquisição do VANT Nauru 500, desenvolvido pela empresa XMobots, foi concluída na semana passada após a concretização da venda para um parceiro local do Parque. A aeronave é similar ao modelo que se tornou conhecido no Brasil por ser o primeiro drone privado e de uso civil do país a obter da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE).

VANT Nauru 500
Nauru 500 A: Modelo de VANT semelhante ao que será utilizado no Parque do Pau Brasil. Crédito: Divulgação

“O Nauru é equipado com uma câmera de alta resolução, permitindo a geração de mapas semanais do parque. Isso trará mais eficiência ao trabalho de fiscalização, uma vez que, caso haja um flagrante de crime ambiental, os fiscais poderão se dirigir com rapidez e agilidade ao local exato da ocorrência”, explica o diretor-presidente da XMobots, o engenheiro mecatrônico Giovani Amianti.

O Nauru tem uma autonomia de voo de cinco horas e meia, o que torna possível sobrevoar toda a área do Parque – de 18,9 mil hectares – em apenas um período do dia. Amianti salienta que entre os crimes ambientais possíveis de serem detectados pelo VANT estão atividades de caça, extração irregular de madeira, invasão de áreas de preservação permanente (APPs), entre outras. O monitoramento aéreo também poderá diagnosticar problemas como a ocorrência de focos de incêndio e queimadas.

“Temos agora um instrumento de alta precisão e de baixo custo de operação e manutenção, que trará uma série de benefícios para a unidade. A adoção deste tipo de equipamento, além de reduzir os custos, permitirá grande efetividade na fiscalização e na dissuasão de crimes ambientais no interior do Parque”, destaca Fábio Faraco, chefe do Parque do Pau-Brasil.

Nauru

Desenvolvido pela XMobots para atuar em missões de fiscalização ambiental e agricultura de precisão, o Nauru 500 é um VANT de porte médio, com 15 quilos e envergadura de asa de 2,32 metros, podendo voar com velocidade de até 108 Km/h. Sua aviônica é 100% composta de equipamentos aeronáuticos, o que torna o drone resistente mas, ainda assim, de fácil manutenção. “O alcance de comunicação do Nauru pode chegar a 30 quilômetros com altitude máxima de 1,5 mil metros. Nessas condições a aeronave pode fazer aerolevantamentos com precisão de até 18 centímetros por pixel”, explica o diretor-presidente da empresa.

Um dos diferenciais do Nauru é o próprio sistema de piloto automático. Caso a aeronave perca a conexão com o piloto em terra, o drone retorna sozinho para um ponto previamente determinado, geralmente onde está localizada sua estação de controle. “O equipamento também é composto por um paraquedas que auxilia no pouso e que é acionado automaticamente em casos de pane elétrica”, conta Amianti.

O Parque Nacional do Pau-Brasil foi criado em abril de 1999 e está localizado em Porto Seguro, na chamada Costa do Descobrimento. A unidade protege uma faixa de 18,9 mil hectares remanescentes de Mata Atlântica, sujeita a todos os tipos de pressão. Abriga 633 espécies de plantas, como pau-brasil, pequi e orquídeas, além de 346 espécies de animais, como macaco prego, jaguatirica e onça parda. A unidade se tornou fonte de pesquisa científica e programas de educação ambiental.

Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.