A editora Oficina de Textos lançou o livro Geologia de Engenharia, reeditado após mais de 30 anos. Além de explicar os conceitos geológicos básicos, a obra apresenta ferramentas para obter o conhecimento da aplicação da Geologia nas obras de Engenharia. Em cada tema o autor inclui ilustrações e mostra de forma didática a importância de conhecer a geologia local, que inclui as rochas e os solos formadores do substrato onde a Engenharia implanta as suas obras.
De autoria de Nivaldo Chiossi, buscou-se nesta nova edição a atualização de diversos tópicos e o acréscimo de capítulos os quais o autor considera importantíssimos para os estudantes da área de Engenharia Civil: a Geologia de Engenharia aplicada às obras lineares (como estradas, ferrovias, canais e linha de transmissão), às obras subterrâneas, ao petróleo e ao gás, à mineração e ao meio ambiente.
Os capítulos 1 a 5 são dedicados aos conceitos básicos sobre solos e rochas. O Capítulo 6 descreve a importante Geologia Estrutural, um desafio permanente para qualquer obra de engenharia. Os Capítulos 7, 8 e 9 tratam dos métodos de investigação do subsolo, da elaboração de mapas geológicos e geotécnicos e dos recursos das fotos aéreas e do sensoriamento remoto para a identificação dos aspectos estruturais da geologia da área de interesse a uma obra de engenharia.
Nos capítulos 10 a 12 é abordado o tema hidrogeologia detalhando sobre as águas superficiais e subterrâneas e suas ações na paisagem e nas áreas construídas. Encerram o livro os capítulos 13 a 17, nos quais o autor aprofunda a Geologia de Engenharia aplicada a projetos como barragens, túneis metroviários, canais, dutos e mineração.
Com uma linguagem didática e acessível, enriquecido e ilustrado com fotos e diversos gráficos, o livro apresenta também exemplos das novas construções espalhadas por todo o Brasil. Imprescindível a todos os estudantes de Engenharia Civil e aos geólogos que desejam entender a relação Geologia-Engenharia.
Mais informações estão disponíveis na página da editora Oficina de Textos.