A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), órgão técnico da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM), lança nesta segunda-feira (23/9), em Lorena, o Atlas Digital das Unidades de Informações Territorializadas (UITs) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. São 72 mapas, 60 gráficos e dezenas de fotos relativas às 196 UITs da região, que é integrada por 39 municípios.

O Atlas Digital traz um conjunto detalhado de informações sobre a RM Vale e Litoral Norte, traçando uma espécie de DNA desse território de intensa e diversificada atividade econômica com produção industrial altamente desenvolvida. A mídia resulta de ampla pesquisa, cuja metodologia foi criada pela Emplasa e várias vezes premiada, tendo coberto até o momento todas as quatro regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Estão em curso os trabalhos relativos às UITs das Aglomerações Urbanas de Jundiaí e Piracicaba.

“A iniciativa da Emplasa vem ao encontro da necessidade cada vez maior dos gestores públicos e privados por informações baseadas no território, no momento em que o Estado de São Paulo institucionaliza as unidades regionais e adota o planejamento regional – em consonância com a tendência seguida por grandes metrópoles mundiais”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.

O que são as UITs

As Unidades de Informações Territorializadas – UITs são recortes detalhados dos territórios municipais, que mostram, com lentes de aumento, o perfil socioeconômico de cada área pesquisada. Elas fazem parte de um sistema de registro e monitoramento do uso e ocupação do solo associado a um banco de dados socioeconômicos e físico-ambientais, cuja metodologia, desenvolvida pela Emplasa, possibilita a delimitação de recortes com identidade urbanística própria. O levantamento é feito desde 2004, tendo sido iniciado pela Região Metropolitana de Campinas, que tem 124 UITs. Seguiram-se as Regiões Metropolitanas da Baixada Santista (64 UITs) e de São Paulo (541 UITs).

O levantamento do uso do solo segundo quadras urbanas e áreas rurais delimitado por UITs permite uma visão de conjunto da região, o que facilita o planejamento e permite o uso racional dos recursos públicos. Por meio do Atlas Digital, cada município poderá se identificar nesse território estudado, vislumbrando seus desafios e oportunidades.

Para dar um exemplo prático, o mapeamento das UITs segundo a Renda Mensal Domiciliar, até meio salário mínimo, permite indicar as áreas cuja população poderia ser beneficiada por iniciativas que visem à geração/complementação de renda, promovendo a melhoria dos indicadores sociais e a qualidade de vida das pessoas.

Fonte: Emplasa


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.