A indústria de games e entretenimento está se tornando cada vez mais realista. Para capturar a realidade com detalhes, desenvolvedores de softwares precisam criar ambientes cada vez mais detalhados e precisos.  A LandScope Engineering, empresa atuante na área de levantamento integrado, desenvolveu um método capaz de realizar um levantamento preciso em alta resolução, aplicável em games de corrida, que inclui dados da infraestrutura da pista, como sinalização e unidades de câmeras, utilizando a tecnologia de mapeamento da Topcon.

Dados foram coletados dentro de 40 minutos e os resultados superaram todas as expectativas

Acurácia e detalhes do jogo

A precisão e os detalhes destas representações virtuais têm grande influência sobre a experiência do jogo, através das diversas formas com que os usuários observam a pista. Modelos  detalhados com muitos  carros e motos – em termos de gráficos, som e dinâmica – podem ser comprometidos por ambientes imprecisos e de baixa resolução. Tradicionalmente, levantamentos de pistas são realizados a partir de várias técnicas, utilizando câmeras em linha reta, fitas métricas e GPS de navegação.

Mapeamento móvel da pista de Silverstone

A precisão do levantamento foi entre 10 a 20 mm na vertical

Considerando as diversas formas de levantamento e requisitos logísticos, a LandScope Engineering implantou o sistema de mapeamento móvel Topcon IP-S2 para a pista de Silverstone. Com dados coletados ao longo de várias voltas, os trabalhos foram concluídos dentro de 40 minutos e os resultados superaram todas as expectativas – registrando precisões de 10 a 20 mm na vertical.

As nuvens de pontos foram capazes de definir muitos detalhes. Posterior ao processo de coleta de dados, dentro do software Topcon GeoClean, foi possível gerar um modelo preciso, pronto para ser exportado em modelos tridimensionais.

Novos processos na indústria de jogos

A utilização de dados de mapeamento móvel criou novas possibilidades na indústria de jogos. Segundo a LandScope Engineering, a empresa e seus parceiros de desenvolvimento estão criando sistemas capazes de exportar automaticamente vias e geometrias – a partir de modelos de nuvens de pontos – para sistemas de modelagem como o Autodesk 3DSMax.

Os dados adquiridos através da Topcon IP-S2 e processados pela LandScope Engineering tornaram-se referência para a geração de modelos de pista de corrida. Jogos modernos oferecem aos jogadores uma experiência mais próxima da realidade, fazendo com que o jogador se sinta dentro de uma corrida.


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