A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com a empresa SOLLUS Inteligência Geográfica anuncia a 3º edição do curso Geprocessamento: Introdução ao Sistema de Informação Geográfica com o software gvSIG. Devido a procura por interessados de outras cidades no evento a entidade promotora esta oferecendo curso na modalidade EAD (Ensino a distância) no sistema Moodle da universidade.
Mapear perfil de consumidores, auxiliar na resolução de problemas de logística e traçar caminhos para diminuir tempo e distância são algumas das possibilidades proporcionadas por esta ferramenta. Aliando desenhos em CAD, imagens obtidas via satélite e GPS, monta-se os chamados Sistemas de Informação Geográfica. Esta tecnologia tem aplicação em diversas área do conhecimento.
“A elaboração do Plano Diretor de Pelotas e a instalação do McDonald’s no município foram apoiadas na tecnologia de geoprocessamento”, exemplifica Marcio Midon, proprietário da SOLLUS Inteligência Geográfica, que será o ministrante da terceira edição do curso de Extensão em Geoprocessamento, promovido Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ele ressalta que, devido à diversidade de aplicabilidade da tecnologia, o curso é direcionado a partir da composição da turma.
Segundo a organização, o material didático é composto por apostilas e arquivos em PDF. Além disso, serão disponibilizados links com informações de onde conseguir os insumos cartográficos necessários para formação base de dados. Serão ministradas aulas teóricas e práticas, amparadas na utilização do software livre gvSig. Este programa é bem difundido na internet e não precisa de licença para ser operacionalizado. As aulas serão ministradas diariamente com acompanhamento do instrutor e prevê um período de duas semanas para a conclusão do curso.
Para mais informações e inscrições, clique aqui.