A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou esta semana o resultado preliminar da etapa de estruturação do Plano de Suporte Conjunto (PSC) do Inova Empresa. Lançado em 2013 pelo Governo Federal, o programa visa a financiar projetos que beneficiem os setores de defesa e aeroespacial, com um orçamento previsto de R$ 2,9 bilhões.
Ao todo, foram aprovados 311 projetos de empresas, algumas das quais terão acesso a recursos não reembolsáveis de R$ 291 milhões. As empresas selecionadas têm até 7 de fevereiro próximo para interposição de recursos. O resultado final do PSC, após a análise dos recursos, será divulgado em 25 de fevereiro.
Aporte – Articulado entre os ministérios da Defesa, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do MCTI, o Inova Aerodefesa prevê apoio financeiro por meio de crédito, subvenção econômica, investimento e o financiamento a empresas nacionais e instituições científicas tecnológicas no ciclo produtivo de diversos equipamentos.
O programa abrange os setores aeroespacial, de defesa, de segurança e de materiais especiais. A parte aeroespacial inclui tecnologias para foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites, plataformas espaciais e produtos da indústria aeronáutica.
A de defesa contempla sensoriamento remoto, sistemas de comando e controle e inovação tecnológica em projetos e programas prioritários. Na área de segurança, os produtos referem-se a sistemas de identificação biométrica e de informações, além de armas não letais. O último setor, o de materiais especiais, reúne fibras de carbono e ligas metálicas, resinas e propelentes sólidos, tubos e demais equipamentos.
Fonte: Ministério da Defesa