Os satélites RapidEye, da companhia Blackbridge, adquiriram novas imagens da área devastada pelo incêndio que ocorreu na semana passada em Valparaíso (Chile). As imagens de satélites mostram as área atingidas e o desenvolvimento do incêndio catastrófico que ocorreu sobre a cidade, terceira maior cidade do Chile, com uma população de mais de 280 mil habitantes. Em 2003 a cidade foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Nas imagens de satélites RapiEye pode-se detectar as áreas queimadas, que aparecem em tons de cinza . O fogo começou como um incêndio florestal nos arredores da cidade, mas se propagou por regiões povoadas de La Cruz, El Vergel, San Roque, Las Cañas e Mariposas. O incêndio destruiu ao menos 500 casas e levou à retirada de mil pessoas, levadas para abrigos.
Mercado e tendências das imagens orbitais e aéreas
A cada ano surgem novos sensores e softwares de processamento e representação das informações obtidas por aviões e satélites. Com a chegada da tecnologia de aeronaves não tripuladas – os Drones – o modelo de negócios e os processos deste setor vem passando por profundas alterações.
Esta temática será debatida durante a próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Serão quase 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias.
Com mediação de Wilson Holler, da Embrapa Gestão Territorial, o Seminário Imagens de Satélites e Aéreas irá reunir vários especialistas para debater o mercado de sensoriamento remoto orbital e aerofotogrametria. Representantes de empresas e instituições estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias, tendências e aplicações.
Para mais informações e inscrições, acesse a página do Seminário Imagens de Satélites e Aéreas. As vagas são limitadas!