Especialistas em geotecnologia estarão reunidos de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), para o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, considerado o maior evento da área na América Latina. Além de participar da feira de produtos e serviços, apresentando os resultados de projetos e ações com aplicação para a agricultura, a Embrapa Monitoramento por Satélite organiza um workshop sobre Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente, com especialistas de diferentes instituições. O evento será palco ainda para o pré-lançamento da primeira edição do livro “Geotecnologias e Geoinformação – 500 Perguntas, 500 Respostas”. Essas e outras ações programadas para 2014 fazem parte das comemorações pelos 25 anos da Embrapa Monitoramento por Satélite.
A Unidade vai apresentar no estande do evento as principais pesquisas e inovações geoespaciais em andamento e produtos já consolidados, como o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL) e o Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão (MacroZEE-MA). Com acesso livre pela internet, o SOMABRASIL já possui milhares de usuários cadastrados, com destaque para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O sistema reúne num único ambiente bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes. Capaz de oferecer uma radiografia do Brasil, o sistema integra informações importantes para a elaboração e direcionamento de políticas públicas, linhas de crédito e tomadas de decisão para o setor.
O MacroZEE-MA, instrumento previsto para ordenar o território, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais, foi concluído em abril deste ano. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano pela Embrapa Monitoramento por Satélite em conjunto com a Embrapa Cocais e com apoio da Secretaria de Planejamento e Orçamento e outros órgãos do Estado do Maranhão. A Unidade organizou em bases geoespaciais o diagnóstico do Estado, totalizando centenas de planos de informação, que vão apoiar as decisões quanto ao planejamento do desenvolvimento e do uso do território em bases sustentáveis.
Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente
O mapeamento da agricultura de larga escala, o monitoramento agrícola, pecuário e florestal, as mudanças climáticas e seus impactos na geografia agrícola do Brasil e os zoneamentos ecológico-econômicos e de risco climático são exemplos de assuntos que serão abordados no workshop que ocorrerá no dia 8, durante o MundoGEO#Connect. Está confirmada a participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ibama, Imazon e Unidades da Embrapa (Informática Agropecuária e Monitoramento por Satélite). Também farão parte do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Meio Ambiente e das empresas de tecnologia Agro.Satélite e AgroTools. A participação no evento é gratuita. Confira aqui a programação completa.
Lançamento de livro sobre geotecnologias
A Embrapa Monitoramento por Satélite fará, também no dia 8, durante o MundoGEO#Connect, o pré-lançamento da primeira edição do livro “Geotecnologias e Geoinformação – 500 Perguntas, 500 Respostas”. Motivada pelo avanço das geotecnologias e sua popularização, a obra editada em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica tem como objetivo destacar a relevância do tema e contribuir para ampliar e disseminar o conhecimento para a sociedade, em especial entre estudantes e todos os agentes ligados ao setor agropecuário brasileiro. Os assuntos foram organizados de forma que o leitor tenha acesso ao histórico, panorama atual, tendências de uso, conceitos básicos de imagens digitais, geoprocessamento, sensoriamento remoto e os principais temas que permeiam o dia-a-dia das geotecnologias e da geoinformação no meio rural. De maneira didática, apresenta informações importantes relacionadas à agricultura, pecuária, silvicultura, agrometeorologia, adequação ambiental rural, mudanças climáticas, ordenamento territorial e zoneamentos, educação e a transferência de geotecnologias.
Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite