Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014Começa a mobilização para a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), colocou no ar o portal do evento, que, neste ano, vai acontecer entre os dias 13 e 19 de outubro, com a abordagem do tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.

A edição de 2014 traz como novidade a mudança no formato de registro das atividades pelos próprios organizadores, que será dividido em duas etapas: uma para os grandes eventos – o que pode ser feito até o dia 22 de agosto – e outra para ações individuais, que devem ser informadas em fase posterior, provavelmente a partir de setembro.

A intenção com a alteração, explica o diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis, Douglas Falcão, é possibilitar uma dimensão mais exata da abrangência da SNCT em todo o país, diante da constatação, em edições anteriores, de que grandes eventos – com inúmeras ações – vinham sendo contabilizados como uma única atividade.

“A ideia é ter uma representação mais próxima da realidade”, ressalta o coordenador da semana. Ele estima que, apesar da grande quantidade de ações registradas, esse número possa chegar a quase o dobro do que é informado. Outro número que pode ser bem superior, avalia o diretor, é o de instituições parceiras, diante da constatação de situações em que apenas os organizadores principais chegam a ser cadastrados, ficando de fora desses registros as escolas participantes, por exemplo.

As orientações, o cronograma de cadastramento e a versão eletrônica do material de divulgação e das artes da edição 2014 já estão disponíveis no próprio site da SNCT, na aba “Galeria”. Na área para cadastro de eventos, é possível obter a ficha que deve ser preenchida e enviada para o endereço semanact@mcti.gov.br até o dia 22 de agosto. Os eventos aprovados pela comissão nacional serão automaticamente cadastrados para que as instituições participantes possam inserir suas respectivas atividades e compor a programação.

Além de notícias e informações sobre a semana, o site traz outras curiosidades. Na aba “Ciência no Brasil” é possível conhecer um pouco sobre os cientistas brasileiros e iniciativas como o Projeto VerCiência, que tem por objetivo promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e por outros meios e tecnologias audiovisuais. Ou, ainda, o projeto A Ciência que Eu Faço – uma série de entrevistas com especialistas conhecidos no cenário científico, em formato de filmes de curta duração, em que os participantes falam de suas trajetórias profissionais.

Temática social

A logomarca da 11ª edição traz a imagem iconográfica de um átomo (menor partícula de um elemento) associado à figura humana e a símbolos que representam diversas áreas do conhecimento, de forma a refletir a perspectiva em torno do tema da SNCT 2014. A intenção é que a temática seja uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais da atualidade.

A proposta é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano. “Um tema que promete mobilizar a participação de diversas áreas sociais e ampliar ainda mais a semana nacional neste ano”, prevê Douglas Falcão.

Dando continuidade à trajetória de crescimento desde a primeira edição, a 10ª SNCT, no ano passado, teve a realização de cerca de 34 mil atividades em 740 cidades brasileiras, coordenadas por mais de mil instituições.

Fonte: MCTI


1ª Semana de Seminários Online MundoGEO

A 1ª Semana de Seminários Online será um evento inédito, realizado de forma totalmente online, entre os dias 22 a 26 de setembro de 2014, e vai focar no aumento da produtividade nos levantamentos de dados. Pela primeira vez no Brasil, um evento irá discutir de forma totalmente online os temas mais relevantes e que estão em alta no mercado de geomática. Serão realizados cinco seminários totalmente online, um a cada dia, que mostrarão como as geotecnologias podem melhorar a qualidade e reduzir custos nos levantamentos de campo, instruindo e sugerindo discussões sobre os temas: Drones & Vants; Cadastro Ambiental Rural; Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Laser Scanning 3D; e RTK.