O mosaico de imagens da região semiárida permitirá aos pesquisadores estudarem recursos hídricos, cobertura vegetal, agricultura, Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e mancha urbana dos núcleos de desertificação.
O Semiárido brasileiro possui seis núcleos de desertificação, 1º Cabrobó (PE), 2º Gilbués (PI), 3º Inhamus (CE), 4º Irauçuba (CE), 5º Jaguaribe (CE) e 6º Seridó (PB e RN), com 59 municípios inseridos no perímetro. No Ceará se localizam 12 municípios, na Paraíba 28, no Rio Grande do Norte 6, em Pernambuco 6 e no Piauí 7, contabilizando uma área total de 68.500 km², distribuída pelos cinco estados.
O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB) disponibilizará os mapas das área de desertificação pela internet.
O Insa, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, obteve um mosaico de imagens dos seis núcleos de desertificação capturadas pelo satélite RapidEye. As imagens originais, de resolução espacial de 5 m, e com escala de visualização de 1: 25.000, foram obtidas a partir do Sistema Geocatálago.
Satélite RapidEye
RapidEye é uma constelação de 5 micro-satélites usados nas seguintes áreas: agricultura, floresta, segurança, óleo e gás, governos, cartografia, visualização e simulação.
Os satélites tem uma resolução espacial de 5 metros multiespectral, registrando em 5 faixas espectrais nas regiões do visível e do quase infravermelho (faixa red-edge).
Acesse os mapas:
Núcleo de Desertificação de Cabrobó
Núcleo de Desertificação de Gilbués
Núcleo de Desertificação de Inhamus
Núcleo de Desertificação de Irauçuba
Núcleo de Desertificação de Jaguaribe
Núcleo de Desertificação do Seridó