Composta por três pares de satélites, a missão de construção e lançamento dos satélites da segunda geração MetOp tem o objetivo de garantir a continuidade de obtenção de informações meteorológicas, essenciais para a previsão do tempo e monitoramento do clima mundial para as próximas décadas.
O MetOp-SG é um empreendimento cooperativo entre a ESA e a Eumetsat, a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos.
Tal como acontece com a primeira geração, os satélites fornecerão aos usuários informações cruciais acerca da temperatura atmosférica, detecção e análise de nuvem, temperatura da superfície do mar, ventos, aerossóis e qualidade do ar.
A série de satélites “A” estará equipada com imageadores ópticos e infravermelhos, enquanto a série “B” concentra-se em sensores de micro-ondas.
Além disso, a série A levará o instrumento Copernicus Sentinel-5, que inclui cinco espectrômetros que partem do ultravioleta ao infravermelho de ondas curtas para monitorar a composição atmosférica e dar suporte à previsão e à qualidade do ar.
Alain Ratier, diretor-geral da Eutmetsat, comentou: “Os satélites MetOp-SG melhorarão as observações da primeira geração MetOp e, além disso, coletarão dados de precipitação e das nuvens cirrus, aperfeiçoando ainda mais a previsão do tempo e o monitoramento do clima.”
Cada satélite será lançado separadamente. Prevê-se que o primeiro satélite será lançado em 2021, e o primeiro satélite B em 2022.
Os satélites MetOp-SG vão orbitar a Terra a uma altitude média de 831 quilômetros em uma órbita polar para fornecer cobertura global.
Fonte: ESA
MundoGEO, EUMETSAT e o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) o convidam a participar de um seminário online sobre o estado da arte da tecnologia EUMETCast para o mercado de geotecnologia. A sessão online será realizada no dia 29 de Outubro, às 14h30 (horário de Brasília).
O serviço EUMETCast Américas é desenvolvido e mantido pela Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT). Trata-se de um serviço de baixo custo e fácil operação que permite receber e distribuir informações em tempo real para as empresas de países da América Latina e o Caribe. Este seminário online tem como objetivo trazer informações sobre a Tecnologia EUMETCast para o mercado de geotecnologia.
Com inscrição gratuita, este webinar é destinado a empresas prestadoras de serviços, clientes, profissionais e estudantes da área de geotecnologia.
Os palestrantes serão: Humberto Alves Barbosa, especialista em Sensoriamento Remoto, Coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS). Coopera com a EUMETSAT no âmbito da EUMETCast Brasil, através da atividade de treinamentos e difusão de conhecimentos; e José Ignácio Prieto Fernández, especialista em Satélite Meteorológicos, Diretor da Sessão de Ensino e Treinamento da Agência EUMETSAT, Darmstadt, Alemanha.
Os participantes poderão interagir com os apresentadores, enviando suas questões através do chat. Após o webinar, serão enviados certificados de participação a todos que estiverem online na sessão.
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas! Reserve já seu espaço neste seminário online.