terrama2-inpe-alertas-monitoramente

O projeto TerraMA² – Uma plataforma computacional para o desenvolvimento de sistemas de monitoramento, análise e alerta a extremos ambientais”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), conquistou o primeiro lugar do Prêmio GeoSUR 2014.

Coordenado pelo pesquisador Eymar Lopes, da Divisão de Processamento de Imagens do INPE, o projeto TerraMA²é um software livre destinado a qualquer usuário interessado em desenvolver seu próprio sistema operacional de riscos ambientais.

Oferecido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e pelo Instituto Pan-americano de Geografia e História (IPGH), o Prêmio GeoSUR reconhece projetos relevantes e inovadores de aplicação de dados espaciais e o desenvolvimento de serviços de informação geoespacial. O prêmio será entregue no dia 13 de novembro em Santiago, Chile, durante o 7° Encontro do Programa GeoSUR (www.geosur.info).

TerraMA²

Inovador, o TerraMA² é um sistema computacional para ações de monitoramento, análise e alerta. Tendo como base o TerraMA², é possível monitorar qualquer ocorrência a partir de informações disponíveis na internet. Podem ser utilizados dados provenientes de satélites e radares meteorológicos ou ainda modelos de previsões numéricas. Também servem dados de pontos fixos como plataformas de coleta de dados (PCD), sondas, boias, estações e instrumentos geotécnicos.

A possibilidade de reunir diferentes bases de informações permite que o TerraMA² seja usado como plataforma para o monitoramento de ocorrências de vários tipos. O usuário pode acompanhar desde incêndios florestais, deslizamentos, enchentes e estiagens, até interrupções na rede de energia por raios e movimentos de marés com ressacas em regiões portuárias, entre outras situações de risco.

Para isso, o TerraMA² integra serviços geográficos e modelagem, através do acesso em tempo real a dados meteorológicos, climáticos, atmosféricos, hidrológicos, geotécnicos, demográficos, etc.

Mais informações: www.dpi.inpe.br/terrama2