A Revisão de Prontidão do Satélite (SRR), necessária para a autorização do enchimento dos tanques de combustível do CBERS-4, foi concluída na noite de terça-feira (18/11) pelos especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST). O satélite sino-brasileiro já está na base chinesa de Taiyuan, local do lançamento previsto para o próximo dia 7 de dezembro.
“Os resultados dos testes elétricos realizados no satélite mostraram que não houve danos durante o seu transporte do centro espacial de Beijing para o centro técnico do TSLC (Taiyuan Satellite Launch Center). As atividades de preparação final do satélite e a instalação do painel solar foram realizadas com sucesso”, explica Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, coordenador do segmento espacial do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite).
Após a operação de enchimento dos tanques, o satélite será instalado na coifa e transferido para a torre de lançamento. Então será acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para a realização dos testes de pré-lançamento.
O CBERS-4 é o quinto satélite do Programa CBERS. Já foram lançados com sucesso o CBERS-1 (1999), CBERS-2 (2003) e CBERS-2B (2007). Uma falha no lançador chinês impediu a colocação em órbita do CBERS-3, em dezembro de 2013.
Informações sobre o Programa CBERS na página www.cbers.inpe.br
Fonte: Inpe