Especialistas da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), na última terça-feira (18/11), para tratar do intercâmbio de informações sobre cobertura e uso da terra.
O IBGE utiliza o Spring, software desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens do Inpe, em projeto destinado a identificar mudanças que ocorrem no território brasileiro e a organização dos resultados em banco de dados para fins estatísticos.
O objetivo é produzir mapas de Cobertura e Uso da Terra para todo o Brasil, em períodos regulares de dois anos, a partir da interpretação de imagens de satélite.
Neste projeto do IBGE são utilizados dados do Prodes TerraClass, programas do Inpe voltados para a Amazônia. Também são empregadas as séries temporais obtidas pelo Laboratório de Agricultura e Floresta da Divisão de Sensoriamento Remoto, bem como os dados dos satélites Modis e Landsat distribuídos pela Divisão de Geração de Imagens do Inpe.
Durante a visita à Coordenação de Observação da Terra e à Direção do Instituto, a delegação do IBGE e os pesquisadores do Inpe demonstraram interesse em estabelecer um acordo de cooperação técnica para formalizar a parceria entre as duas instituições no tema de mudanças na cobertura e uso da Terra.
Fonte: INPE