O SPOT 7, o satélite de observação da Terra projetado e construído pela Airbus Defence and Space será lançado comercialmente hoje, disponibilizando suas imagens de alta resolução para todos os seus usuários. Junto do SPOT 6, Pléiades 1A e 1B, TerraSAR-X e TanDEM-X, o SPOT 7 faz da Airbus Defence and Space a primeira operadora no mundo a oferecer aos seus clientes uma paleta completa de imagens da Terra abrangendo resolução múltipla e comprimentos de ondas espectrais.
Essa constelação de satélite abre oportunidades para muitas aplicações, fornecendo as mais recentes imagens dentro de um pequeno período de tempo. Com a operação conjunta e integrada dos SPOT 6 e 7, a capacidade de aquisição é impulsionada a seis milhões de quilômetros por dia – uma área 10 vezes o tamanho da França. Isso significa que todo dia, todo ponto do globo terrestre pode ser visualizado tanto em alta resolução por um satélite SPOT como em muito alta resolução por um satélite Pléiades. Enquanto os SPOT 6 e 7 cobrem amplas áreas com uma resolução de 1,5 metros, o Pléiades 1A e 1B focam em áreas mais direcionadas, com um maior nível de detalhe (produtos de 50cm). E para monitoramento garantido, movimento da superfície ou para áreas frequentemente cobertas por nuvens, o TerraSAR-X e o TanDEM-X podem adquirir com segurança imagens de muito alta resolução (produtos de 40 metros a 0,25 metros) e imagens de radar de amplas áreas independentemente das condições meteorológicas.
A finalização desta única constelação também representa uma oportunidade para a Airbus Defence and Space de estabelecer uma única parceria com o operador de satélite azerbaijano Azercosmos, para um uso conjunto dos satélites SPOT.
O contrato simboliza uma cooperação a longo termo que inclui a transferência da propriedade do satélite SPOT 7 para a Azercosmos, a provisão de um segmento para a exploração do satélite e um programa de treinamento para desenvolvimento de capacidades operacionais. O contrato também inclui um acordo comercial relacionado à distribuição de dados dos SPOT 6 e 7 para seus respectivos consumidores de ambas as partes.
Evert Dudok, chefe da linha de negócios de Comunicações, Inteligência e Segurança (CIS) na Airbus Defence and Space, disse: “É um grande sucesso fazer tal acordo com a Azercosmos, oferecendo um grande potencial para aplicações de imagens de satélite e geoinformação. Essa parceria irá permitir um modelo operacional e de negócios novo e muito inovador para nós enquanto garantimos continuidade nos negócios com nossos clientes.”
Por ser um fabricante e fornecedor de serviços de satélite bem estabelecido, o grupo Airbus tem o prazer de apoiar a Azercomos e o Azerbaijão na construção de seu ambicioso Programa Espacial. Esta colaboração é uma oportunidade para a Azercomos construir sua própria experiência tanto no controle de satélites quando ao serviço imediato de mercado comercial.
Rashad Nabiyev, CEO da Azercosmos, observou: “Este acordo é um passo importante tomado pela Azercosmos para diversificar nossos serviços de satélite; e temos o prazer de ter tal colaboração da Airbus Defence and Space, que nos apoiará durante essa jornada desafiadora.”
A Airbus Defence and Space continuará provendo total acesso ás capacidades dos SPOT 6 e 7 e vai fornecer um serviço comercial inalterado para seus usuários ao redor do mundo, dando a eles grande confiança para obter imagens em tempo certo para seus projetos.
Fonte: Airbus Defence and Space