publicidade

Artigo aborda como as geotecnologias e as políticas públicas apoiam a atividade agrícola

publicidade

O planejamento e a execução das políticas agrícolas brasileiras demandam um sistema articulado de informações e dados básicos sobre condições das lavouras anuais.

Para o acompanhamento sistemático do efeito do clima nas culturas agrícolas, é necessário o acesso ágil e eficaz, em escala nacional, regional, estadual e municipal, às forçantes climáticas que afetam o desenvolvimento e a produtividade das lavouras. 

Neste sentido, a Embrapa Monitoramento por Satélite, desde 2013, vem realizando ações baseadas em geoprocessamento e sensoriamento remoto com a Secretaria de Política Agrícola, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa).

Esta parceria institucional objetiva apoiar a gestão de análises de risco ao que estão sujeitas as lavouras cultivadas em diversas regiões do Brasil.

Essa iniciativa tem contribuído para a construção de um sistema voltado para a análise e o monitoramento da produção agrícola e do risco associado à atividade, apoiando, de maneira consistente, políticas públicas já estabelecidas, como o zoneamento agrícola e o seguro rural.

Para saber mais sobre Geotecnologias e políticas públicas que apoiam a atividade agrícola, leia a coluna Agricultura Geoespacial publicada na Revista MundoGEO edição 79.

publicidade
Sair da versão mobile