Ninguém se entende no Governo sobre qual o prazo para fazer o CAR – Cadastro Ambiental Rural. Recentemente, os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente divergiram sobre a data final, confundindo proprietários de imóveis e gerando insegurança quanto aos prazos.
Tanto os proprietários quanto os profissionais que trabalham com o CAR já estavam esperando uma prorrogação do prazo – inicialmente definido para 6 de maio – , o que ocorreu no início deste ano, quando o Ministério da Agricultura anunciou que seria estendido por mais um ano. Porém, menos de 24 horas depois o Ministério do Meio Ambiente voltou atrás e manteve a data limite para o início de maio.
Segundo números oficiais, até fevereiro passado apenas 11% dos imóveis já tinham sido cadastrados em todo o Brasil, ou seja, muito aquém da meta do governo de 5,4 milhões de propriedades registradas no CAR. Em São Paulo, faltando pouco mais de dois meses para o fim do prazo, apenas 27% dos 325 mil imóveis rurais do Estado aderiram ao CAR. Preocupada com a baixa adesão, a Secretaria de Meio Ambiente anunciou no dia 19 de fevereiro uma campanha para convencer os proprietários de imóveis rurais a se inscreverem dentro do prazo.
Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais e que tem por finalidade integrar informações ambientais, criando assim um banco de dados nacional para planejamento ambiental e econômico. Ao realizar o CAR, o produtor rural consegue identificar a reserva legal, as áreas de uso restrito e as áreas consolidadas das propriedades e posses rurais. Produtores que não se cadastrarem dentro do prazo poderão ficar impedidos de obter crédito agrícola e ter as atividades embargadas. Além disso, cadastrando-se no prazo, o proprietário de imóvel que não estiver em dia com a reserva legal – área de preservação obrigatória na propriedade – terá mais prazo buscar a regularização sem sofrer sanções.
10 Passos para realizar o CAR antes do fim do prazo
Para conhecer os passos para fazer o CAR da maneira correta e dentro do prazo, no próximo dia 26 de março às 14h30 será realizado um treinamento online para profissionais interessados em realizar seus projetos com qualidade e cumprindo a data limite definida pelo governo. A instrutora do curso online com os 10 Passos para realizar o CAR antes do fim do prazo será Margarete Maria, instrutora do Instituto GEOeduc e sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua com cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, Cadastro Ambiental Rural, entre outros. As inscrições já estão abertas, mas as vagas são limitadas.
Confira quais os 10 passos para fazer o CAR antes do fim do prazo, da maneira correta e com qualidade.
Veja também outros cursos online de Gestão Territorial e os materiais gratuitos que o Instituto GEOeduc oferece. Bons estudos!
Fonte: Instituto GEOeduc