A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para 3.500 vagas em cursos gratuitos a distância a partir desta quarta-feira, 25 de março. As inscrições podem ser realizadas através do site até 29 de março ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas. Há capacitações sobre os seguintes temas: Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Nordeste; Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga; Água na Medida Certa; Medindo as Águas do Brasil: Noções de Pluviometria e Fluviometria; e Lei das Águas.

Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia de cada capacitação. A seleção será feita por ordem de inscrição. Os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a um certificado, sendo que o tempo de duração das atividades pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada um. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Para o curso Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios, a ANA oferece 500 vagas para os interessados no tema. A capacitação está prevista para o período de 31 de março a 26 de abril, com carga de 40 horas, e tem o objetivo de promover a reflexão sobre conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade da água em atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normas legais e institucionais sobre o tema.

O curso Água na Medida Certa tem 1.000 vagas disponíveis para duas turmas: a primeira de 31 de março a 12 de abril e a segunda de 13 a 26 de abril. Com carga de 20 horas, a capacitação visa a ampliar o conhecimento dos alunos a respeito dos recursos hídricos, a partir de reflexões sobre conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.

Também com duas turmas, que vão de 31 de março a 5 de abril e de 6 a 12 de abril, o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Pluviometria e Fluviometria tem 500 vagas. Nas dez horas de carga, os alunos aprenderão sobre as medições e o monitoramento das águas das chuvas e dos rios, além da organização e do uso das informações coletadas. Também será abordada a automação da coleta de dados e a Rede Hidrometeorológica Nacional.

De 31 de março a 12 de abril, acontecerá o curso Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Nordeste com carga de dez horas e 500 vagas. O objetivo da capacitação é promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos na região.

Para o curso Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga, há 500 vagas disponíveis. As atividades vão de 13 a 26 de abril com um total de dez horas. A capacitação busca apresentar noções básicas sobre práticas sustentáveis de uso dos recursos florestais da Caatinga e sua relação com a água.

O curso Lei das Águas também tem 500 vagas. As atividades acontecem de 13 a 26 de abril num total de 20 horas. As atividades têm o objetivo de ensinar aos alunos conceitos de gestão da água presentes na Política Nacional de Recursos Hídricos. Outro foco é ensinar formas de atuação responsável para o uso e a gestão de tais recursos.

Capacitação

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2014, a Agência capacitou mais de 22 mil pessoas. Para 2015, a expectativa é bater este recorde. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA e assista à animação sobre os cursos realizados pela Agência.

Fonte: ANA


O MundoGEO#Connect Latin America 2015, feira que será realizada de 5 a 7 de maio em São Paulo (SP), contará com um curso, no dia 05, sobre Geoinformação nos Projetos Ambientais. Este curso oferecerá uma descrição completa das etapas de coleta, processamento e análise das informações geospaciais aplicadas a projetos ambientais utilizando cartografia, SIG e sensoriamento remoto, além de explicar a legislação e as tendências no setor de meio ambiente. Inscreva-se!