publicidade

Cartografia a serviço do cidadão

publicidade

Geoportal disponibiliza bases cartográficas oficiais de São Paulo

Os usuários de produtos georreferenciados do estado de São Paulo podem contar com um novo serviço de disponibilização de bases cartográficas oficiais. O Geoportal IGC, lançado recentemente pelo Instituto Geográfico e Cartográfico, tem como objetivo atender a esta crescente demanda, compartilhando, gratuitamente, um considerável acervo de informações atualizadas e históricas do território paulista.

O IGC, nos últimos anos, vem realizando iniciativas importantes no que diz respeito à produção da cartografia oficial do estado, com investimentos em tecnologias de última geração, como gravímetro absoluto, rede GNSS/RTK, VANT, mapeamento de precisão e o próprio Geoportal IGC, visando uma maior eficiência no atendimento aos cidadãos e aos gestores da administração pública.

Fundado em 1979, sucessor direto da Comissão Geográfica e Geológica de 1886, o Instituto herdou conhecimentos, atribuições e acervos documental e cartográfico adquiridos nestes quase cento e trinta anos de existência. A disponibilização deste acervo no Geoportal IGC abrange mapas históricos, fotografias aéreas analógicas e os mais recentes mapeamentos digitais, oferecendo ao usuário uma nova visão temporal da formação do território paulista.

No final da década de 70, o IGC iniciava de forma pioneira a produção de folhas topográficas na escala 1:10.000, material de referência que foi produzido até 2008. Durante este período, o mapeamento nesta escala recobriu mais da metade do território paulista, atendendo as mais diversas demandas, desde a regularização de áreas de comunidades quilombolas no Vale do Ribeira até o planejamento integrado da Região Metropolitana de Campinas. Partindo de aerolevantamento digital de 2010, novos produtos estão sendo elaborados pelo IGC, incluindo a restituição da rede hidrográfica, modelo digital de terreno e ortofotos RGB e infravermelho com pixel de 45 cm. O objetivo é que até 2015 todo o território paulista, sem exceção, esteja mapeado e acessível por meio do Geoportal IGC, iniciando um processo contínuo de atualização cartográfica.

O conteúdo do Geoportal IGC inclui também a malha municipal do estado de São Paulo e suas regionalizações oficiais: Regiões Administrativas, Regiões de Governo, Regiões Metropolitanas, Aglomerados Urbanos e Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

A arquitetura do Geoportal IGC foi concebida de modo a constituir-se uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) para o estado de São Paulo. Os mapas e imagens estão padronizados nos formatos Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS) e os dados e metadados estruturados conforme os padrões estabelecidos pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). Os relacionamentos com os demais órgãos públicos geradores de informações estão sendo estabelecidos segundo o conceito de interoperabilidade, mantendo-se assim resguardadas a responsabilidade e a atualidade dos dados.

Além da publicação e compartilhamento de bases cartográficas e dados estatísticos vitais, espera-se que o Geoportal IGC seja um instrumento técnico capaz de facilitar o intercâmbio de informações advindas de diferentes órgãos estaduais e municipais e de fomentar os mais diversos e criativos usos em benefício de toda sociedade.

Alexandre Iamamato Ciuffa
Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo, vem atuando no desenvolvimento de projetos de mapeamento do Instituto Geográfico e Cartográfico desde 1998. Condecorado em 2013 pela Sociedade Brasileira de Cartografia com a medalha da Ordem do Mérito Cartográfico. Atualmente ocupa a direção técnica da Gerência de Cartografia do IGC.
aciuffa@planejamento.sp.gov.br

publicidade