Geoportal disponibiliza bases cartográficas oficiais de São Paulo

Os usuários de produtos georreferenciados do estado de São Paulo podem contar com um novo serviço de disponibilização de bases cartográficas oficiais. O Geoportal IGC, lançado recentemente pelo Instituto Geográfico e Cartográfico, tem como objetivo atender a esta crescente demanda, compartilhando, gratuitamente, um considerável acervo de informações atualizadas e históricas do território paulista.

O IGC, nos últimos anos, vem realizando iniciativas importantes no que diz respeito à produção da cartografia oficial do estado, com investimentos em tecnologias de última geração, como gravímetro absoluto, rede GNSS/RTK, VANT, mapeamento de precisão e o próprio Geoportal IGC, visando uma maior eficiência no atendimento aos cidadãos e aos gestores da administração pública.

Fundado em 1979, sucessor direto da Comissão Geográfica e Geológica de 1886, o Instituto herdou conhecimentos, atribuições e acervos documental e cartográfico adquiridos nestes quase cento e trinta anos de existência. A disponibilização deste acervo no Geoportal IGC abrange mapas históricos, fotografias aéreas analógicas e os mais recentes mapeamentos digitais, oferecendo ao usuário uma nova visão temporal da formação do território paulista.

No final da década de 70, o IGC iniciava de forma pioneira a produção de folhas topográficas na escala 1:10.000, material de referência que foi produzido até 2008. Durante este período, o mapeamento nesta escala recobriu mais da metade do território paulista, atendendo as mais diversas demandas, desde a regularização de áreas de comunidades quilombolas no Vale do Ribeira até o planejamento integrado da Região Metropolitana de Campinas. Partindo de aerolevantamento digital de 2010, novos produtos estão sendo elaborados pelo IGC, incluindo a restituição da rede hidrográfica, modelo digital de terreno e ortofotos RGB e infravermelho com pixel de 45 cm. O objetivo é que até 2015 todo o território paulista, sem exceção, esteja mapeado e acessível por meio do Geoportal IGC, iniciando um processo contínuo de atualização cartográfica.

O conteúdo do Geoportal IGC inclui também a malha municipal do estado de São Paulo e suas regionalizações oficiais: Regiões Administrativas, Regiões de Governo, Regiões Metropolitanas, Aglomerados Urbanos e Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

A arquitetura do Geoportal IGC foi concebida de modo a constituir-se uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) para o estado de São Paulo. Os mapas e imagens estão padronizados nos formatos Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS) e os dados e metadados estruturados conforme os padrões estabelecidos pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). Os relacionamentos com os demais órgãos públicos geradores de informações estão sendo estabelecidos segundo o conceito de interoperabilidade, mantendo-se assim resguardadas a responsabilidade e a atualidade dos dados.

Além da publicação e compartilhamento de bases cartográficas e dados estatísticos vitais, espera-se que o Geoportal IGC seja um instrumento técnico capaz de facilitar o intercâmbio de informações advindas de diferentes órgãos estaduais e municipais e de fomentar os mais diversos e criativos usos em benefício de toda sociedade.

Alexandre Iamamato Ciuffa
Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo, vem atuando no desenvolvimento de projetos de mapeamento do Instituto Geográfico e Cartográfico desde 1998. Condecorado em 2013 pela Sociedade Brasileira de Cartografia com a medalha da Ordem do Mérito Cartográfico. Atualmente ocupa a direção técnica da Gerência de Cartografia do IGC.
aciuffa@planejamento.sp.gov.br