Você sabia que terminou no dia 25 de fevereiro o prazo para transição ao Sirgas2000? Você conhece o Sirgas2000 e suas implicações no posicionamento preciso e na Cartografia?
Conforme tem sido lembrado há mais de dez anos e foi reforçado recentemente pelo IBGE, a partir de agora o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas2000) passa a ser o único oficialmente adotado no Brasil.
Durante este período admitiu-se o uso concomitante de vários sistemas de referência, como o próprio Sirgas2000, o South American Datum 1969 (SAD 69) e o Córrego Alegre. Porém, agora todos os usuários no Brasil devem adotar exclusivamente o sistema geodésico de referência Sirgas2000 – em sua realização 2000,4 – para suas atividades, assim como o IBGE disponibilizará produtos geodésicos e cartográficos referidos somente a este sistema.
Para uma correta análise espacial é preciso que todas as informações de um mapa estejam em um mesmo sistema de referência. Como exemplo de incompatibilidade, os dados fornecidos pelo SAD69 e pelo Sirgas2000 não podem ser inseridos num mesmo mapa, pois há um deslocamento espacial entre as coordenadas determinadas pelos dois sistemas, que é variável dependendo do local onde se está, mas que gira em torno de 65 metros. Por sua vez, no caso da referência do sistema norte-americano GPS (WGS-84), para a maioria das aplicações práticas pode-se considerá-lo coincidente com o Sirgas2000.
Veja mais informações aqui:
http://bit.ly/1NQaltJ.