A Bradar, empresa controlada pela Embraer Defesa & Segurança, desenvolveu o BradarSAR, um novo sistema de sensoriamento remoto InSAR multibanda (X e P).
Aerotransportado e utilizado para mapeamento e monitoramento em alta precisão e resolução, o equipamento pode ser operado, inclusive, à noite, com chuva ou com a presença de nuvens.
Pensando 100 quilos, ele pode ser transportado para qualquer lugar, até mesmo em missões fora do país. De fácil instalação, o radar pode ser levado em aeronaves de pequeno porte e baixo custo, utilizando a mesma furação (orifício de aeronaves já homologadas para operação) de câmeras digitais.
Suas principais aplicações são a geração de imagens, mapeamento topográfico, monitoramento de mudanças geográficas como desmatamento, inundações, invasões, processos erosivos e estimativa de biomassa, busca e salvamento, vigilância terrestre e marítima, controle de fronteiras, entre outros.
Segundo o presidente da empresa, Astor Vasques, esta tecnologia oferece redução no trabalho de campo, precisão excelente nas informações obtidas e rapidez no processamento dos dados.
“Nossa capacidade de desenvolvimento da tecnologia de radares SAR permitiu alcançar este nível tecnológico, conhecimento este dominado por poucas nações, sendo o Brasil uma delas. Hoje, temos um equipamento capaz de mapear com precisão qualquer dimensão de área dentro ou fora do país”, destaca o executivo.
A Bradar é uma empresa nacional especializada em sensoriamento remoto, projeto e construção de radares para vigilância aérea e terrestre. Com unidades em São José dos Campos, Campinas e Barueri, todas em São Paulo, a empresa tem 250 colaboradores especializados nas mais diversas áreas.
Fonte: Aeb