A FAPESP e o Natural Environment Research Council (NERC), um dos Conselhos de Pesquisa britânicos, anunciam uma nova oportunidade de financiamento a projetos colaborativos entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.
O foco da colaboração está em pesquisas sobre a Ciência do Sistema Terrestre e sobre Mudanças Ambientais Globais.
Podem participar da chamada, no Estado de São Paulo, pesquisadores principais elegíveis para financiamento da FAPESP que demonstrem excelência em um ou mais dos seguintes pontos:
1) Desenvolver pesquisa de elevado impacto e com resultados direcionados a áreas de interesse do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) ou do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA).
2) Realização de atividades que posicionem a colaboração internacional no centro de sua abordagem, que adicionem valor à capacidade de pesquisa brasileira e que promovam resultados que não poderiam ser obtidos isoladamente por pesquisadores em São Paulo;
3) Realização de atividades com resultados duradouros que promovam benefícios além do período dos auxílios oferecidos pela FAPESP e pelo NERC.
A FAPESP está especialmente interessada em propostas em que o foco geográfico da colaboração esteja na América do Sul e nos oceanos adjacentes, particularmente nas regiões Amazônica e do Atlântico Sul.
Na chamada, há duas opções de financiamento. Na primeira, denominada Pump Priming Award, pesquisadores interessados no Estado de São Paulo podem submeter propostas solicitando até o equivalente a £ 40 mil por proposta de até dois anos de duração.
Na segunda, Pump Priming Plus Awards, podem ser submetidas propostas à FAPESP de até três anos de duração, nas seguintes condições: a) até £ 40 mil por proposta ou; b) até £ 60 mil por proposta caso o pesquisador responsável solicite, como parte do projeto, a organização de pelo menos um workshop internacional, a ser realizado no Estado de São Paulo.
Podem submeter propostas pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes, nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Pesquisadores Principais de Projetos Temáticos, CEPIDs e PITEs vigentes também podem submeter propostas.
A FAPESP apoiará as propostas aprovadas com a cobertura de despesas de curto prazo para atividades de intercâmbio com pesquisadores do NERC (despesas de mobilidade), despesas para a realização de workshops e pequenas despesas de pesquisa (serviços e equipamentos de baixo custo).
Propostas serão recebidas até o dia 24 de setembro de 2015, às 16 horas (hora em Londres).
A chamada de propostas (em inglês) está publicada em: www.fapesp.br/9623.
Fonte: Agência Fapesp