O Projeto Rota Segura da Defesa Civil do município de São João de Meriti, Rio de janeiro, começou a ser implementado no município no dia 29 de setembro, com o objetivo de orientar a população residente em áreas com riscos de deslizamentos. O projeto desenvolve mapas que mostram os caminhos que os moradores dessas regiões devem seguir até um ponto de apoio em segurança, em casos de toque da sirene de emergência.
As escolas municipais próximas as regiões são pontos de apoio definidos pela Defesa Civil. A entidade iniciou a divulgação do projeto em salas de aulas, visando apresentar os mapas e transmitir as informações para toda a comunidade. A escola municipal Valério Villas Boas, em Venda Velha, foi a primeira a receber a palestra dos agentes.
As equipes da Defesa Civil também realizam o cadastro da população e orientam os moradores da região. O trabalho é realizado em todas as casas da localidade, que sofre com os riscos de deslizamentos de terra.
O geólogo da Defesa Civil, Rafael Santos de Sousa, fala sobre o projeto. “Nosso objetivo é orientar a população de áreas de risco a saírem desses locais em segurança, nos casos de chuvas que atinjam o nível crítico. Para orientá-los, além da transmissão das informações e dos mapas, a Defesa Civil também colocou placas de sinalização nas rotas até os pontos de apoio. Esse projeto é muito importante na prevenção de possíveis tragédias por conta dos deslizamentos”, afirmou. Segundo o site, a Defesa Civil pretende levar o Rota Segura para todas as regiões consideradas de risco no município.