Georreferenciamento de Cartografia Digital
Georreferenciamento de Cartografia Histórica (Carta digital da biblioteca da USP)

Para mim, uma das tarefas mais fascinantes que existem no Google Earth é poder realizar o georreferenciamento de mapas antigos. Estas cartografias históricas mostram não só como evoluiu a arte de cartografar como ainda têm uma grande componente histórica quer dos países quer do conhecimento que tínhamos do mundo. Se aliarmos a esta componente histórica da cartografia um globo virtual como o do Google Earth, temos uma impressionante apresentação destas peças de arte. Conseguimos sobrepor várias cartas antigas e imagens de satélite sobre a mesma localidade para, com esta composição cartográfica, mostrar a evolução territorial desses locais. O acesso a estas cartas está hoje em dia mais facilitado com as bibliotecas digitais. Existem muitas bibliotecas nacionais governamentais ou privadas (quer públicas ou particulares) que partilham nos seus sites de Internet as imagens rasterizadas das cartas históricas existentes no seu espólio. Existem ainda outras bibliotecas que partilham as suas cartas já georreferenciadas, como é o exemplo da Rumsey e da Biblioteca Nacional da Colômbia.

Tendo a consciência da importância destas novas tecnologias geográficas na reutilização do seu espólio digital e fruto deste meu gosto pelas cartas históricas, a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) assinou um protocolo de colaboração com o projeto Google Earth na Sala de Aula. Desde o primeiro contacto que a biblioteca recebeu com enorme entusiasmo este desafio, demonstrando uma enorme paixão no trabalho que fazem. Este protocolo contempla formação para os técnicos da BNP, assessoria técnica em geotecnologias, apoio na disseminação da reutilização dos seus mapas e participação ativa na partilha dos conteúdos cartográficos georreferenciados no Google Earth. Assim, a comunidade educativa (principalmente a rede de bibliotecas escolares) e os apaixonados por estas geotecnologias, passaram a ter acesso a mais conteúdos cartográficos históricos georreferenciados e ainda a documentação de apoio ao processo de georreferenciamento. Na página oficial do projeto (www.mapasnasaladeaula.org) passou a haver um repositório exclusivo para este tema chamado Cartografia Histórica, onde já existem três mapas elaborados no âmbito deste protocolo. Existe ainda um filme no canal do Youtube do projeto que explica como realizar o georreferenciamento das cartas no Google Earth. Para os mapas publicados no projeto uso o software opensource QGis para georreferenciar as cartas e, posteriormente, faço a importação do Geotiff resultante deste processo no Google Earth Pro (veja como instalar gratuitamente). Desta maneira consigo melhor precisão. Mas para a generalidade das utilizações, o georreferenciamento na versão tradicional do Google Earth é bem eficaz e mais fácil. Saiba mais sobre esta parceria em www.mapasnasaladeaula.org e veja o filme que explica como realizar esta tarefa. Experimente você também a georreferenciar estes documentos digitais, dando-lhes uma nova vida e (ainda) mais utilidade.

Deixo aqui uma lista de bibliotecas e repositórios digitais onde podem aceder a cartas em formato imagem para realizar este trabalho de georreferenciamento. Se souber de mais e quiser partilhar com os restantes leitores deste blog, envie mensagem com sites para adicionar a esta lista.

Biblioteca Nacional de Portugal:
http://purl.pt/index/cart/PT/index.html

Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP:
http://www.cartografiahistorica.usp.br/

Atlas de São Tomé e Príncipe (imagens com baixa resolução):
http://atlas.saotomeprincipe.eu/6_atlasstp_cartografiaantiga.htm

Biblioteca Nacional do Brasil (poucas cartas em formato imagem):
http://acervo.bn.br/sophia_web/index.html

Biblioteca Nacional de Colombia (já com mapas em KML):
http://www.bibliotecanacional.gov.co/content/mapoteca

Atlas do Patrimônio Cultural da Lapa, Ministério da Cultura (Obrigado Prof. Dra. Naomi):
http://www.atlaspatrimoniolapa.com.br/