Veja neste tutorial como orientar seus estudantes a mapear colaborativamente a escola utilizando o conhecimento local da turma e o Google My Maps
Por Arlete Meneguette
Este tutorial demonstra como seus estudantes podem elaborar juntos um mapa customizado da escola, empregando o Google My Maps. Ao estimular a geocolaboração esta atividade favorece o empoderamento do cidadão-cartógrafo,
que pode compartilhar seu conhecimento local, divulgar lugares de interesse público e refletir sobre o espaço de convivência.
Temática: Urbanização; Escala; Espaço vivido; Composição do espaço; Paisagem.
COMO CRIAR UM NOVO MAPA
Faça login em sua conta Google. Para iniciar as atividades entre no Google My Maps em https://www.google.com/maps/d/. Observe que há duas opções:
- criar um novo mapa
- abrir um mapa
Escolha a primeira opção para iniciar a criação de um novo mapa usando o Google My Maps. Seu mapa ainda não tem título nem descrição.
Clique em “Mapa sem título” (no canto superior esquerdo da tela), digite um título e depois uma descrição para seu mapa customizado. Procure digitar um título objetivo que transmita a mensagem aos usuários posteriormente. Neste exemplo foi digitado “Área Central da Unesp de P. Prudente”. Na descrição você pode se identificar como quem criou o mapa e em que data, para que conste a autoria.
Depois de digitar o título e a descrição do mapa clique em “Salvar”. Agora seu mapa tem título e a descrição mas ainda não tem conteúdo.
No painel à esquerda já existe uma “Camada sem título” para a qual podem ser adicionados lugares. Uma das maneiras de adicionar conteúdo ao Google My Maps é através da busca pelo nome de um lugar, pelo endereço ou pelas coordenadas geográficas. Neste tutorial foi feita uma busca por “Unesp de P. Prudente” e o resultado da busca foi exibido no mapa como um marcador verde.
No seu caso, se tiver mais resultados para a busca, escolha o marcador que melhor represente o resultado e clique em “Adicionar ao mapa”. O marcador selecionado é adicionado ao mapa,sendo mostrado, tanto no mapa quanto no painel à esquerda, como um balão vermelho.
Entretanto, a camada continua sem nome. Clique no painel à esquerda em “Camada sem título”, digite um nome (neste exemplo foi digitado “Unesp de P. Prudente” mas no seu mapa você pode mencionar o nome da escola que está mapeando).
Clique em “Salvar” e aplique zoom para ver em detalhe a área de sua escola.
Clique em “Adicionar Camada” e observe que uma nova camada é exibida no painel à esquerda. Mais uma vez consta “Camada sem título”, mas você pode editar para inserir o nome da nova camada. Para tanto, clique em “Camada sem título”, digite um nome representativo do conteúdo que será inserido. Neste exemplo foi digitado “Área Central”.
Clique em “Salvar”. Certifique-se que a nova camada está selecionada (uma tarja azul é exibida na lateral esquerda), aplique ainda mais zoom e clique no ícone . Escolha a opção “Adicionar linha ou forma” para vetorizar o polígono que representa a área.
Clique com o botão esquerdo do mouse sobre cada vértice que define o polígono. Para finalizar a vetorização clique novamente no primeiro vértice para fechar o polígono. Edite o nome do polígono e digite uma descrição.
Clique em “Salvar”. Observe que o nome do polígono aparece tanto na caixa de informação quanto no painel à esquerda.
Na caixa de informação são mostrados:
- nome do polígono;
- breve descrição;
- área do polígono;
- perímetro do polígono.
Tais valores numéricos são estimativas e podem não corresponder ao real. Passe o cursor sobre o ícone de balde . Ao fazer isso é mostrada uma paleta de cores e duas escalas deslizantes para definir a transparência do preenchimento do polígono e a largura da borda do polígono. Selecione a cor desejada e defina tanto a transparência do polígono quanto a largura da borda.
Quanto finalizar, clique em “x” na caixa que contém a paleta de cores e depois clique novamente em “x” na caixa de informação do polígono.
Agora habilite a primeira camada do mapa customizado, aquela que contém o ponto representando sua escola (observe que uma tarja azul é mostrada na lateral esquerda). Clique em para editar o ponto. Clique sobre o marcador e arraste-o para outro local, se necessário. Neste tutorial o ponto foi movido para o prédio da Diretoria da Unesp de P. Prudente. Passe o cursor sobre o ícone de balde e veja que é mostrada novamente a paleta de cores e outros recursos de edição de pontos. Você pode escolher outro símbolo geométrico para substituir o balão e pode alterar a cor de preenchimento do símbolo (escolha uma cor que favoreça um bom contraste da figura com o polígono no fundo).
Para utilizar outras opções da biblioteca de símbolos do Google My Maps clique em “Mais ícones”. A biblioteca de símbolos oferece inúmeros ícones separados por categoria. Escolha o ícone que considerar mais adequado para representar o item do mundo real que está sendo mapeado.
Depois clique em “OK”. O ícone selecionado será exibido tanto no mapa quanto no painel à esquerda. Depois que terminar a edição clique em “x” na caixa de diálogo.
Na extremidade inferior do painel à esquerda há um recurso interessante: “Mapa básico”. Ao clicar na seta que fica do lado esquerdo de “Mapa básico” é mostrado um conjunto de 9 opções.
Dentre as opções há uma que se destaca: “Satélite”.
Tendo feito sua escolha clique em “x” na caixa de diálogo. A imagem de satélite é exibida como plano de fundo. Explore as outras alternativas de “Mapa básico” e escolha a que preferir para o plano de fundo do seu mapa. Caso sua opção seja “Terreno” aplique menos zoom para visualizar o entorno da escola. Observe que o relevo sombreado oferece uma representação diferenciada do terreno, inclusive com as curvas de nível.
Escolha outra opção do mapa básico e aplique mais zoom para visualizar a área mapeada em detalhe. Para que este seja o nível de zoom a ser mostrado toda vez que abrir o mapa no Google My Maps, clique no ícone de menu e escolha a opção “Definir visualização padrão”.
Será mostrado um aviso: . Tendo finalizado esta etapa, você pode sair do Google My Maps para dar continuidade em outro momento.
COMO ABRIR UM MAPA EXISTENTE
Entre novamente no Google My Maps em https://www.google.com/maps/d/ mas desta vez clique em “Abrir um mapa”. Uma caixa de diálogo “Abrir mapa” será exibida, na qual há várias opções. Uma das opções é “Criados por você”, onde consta o mapa que foi elaborado para representar sua escola. Habilite a caixa que corresponde ao mapa que deseja abrir e clique em “Selecionar”. O mapa selecionado será aberto na mesma visualização padrão que foi definida anteriormente, mas se desejar você pode desabilitar as camadas já criadas, clicando nas caixas de seleção no painel à esquerda (que funcionam como liga/desliga). Você pode alterar novamente o mapa básico escolhendo, por exemplo, “Satélite”. Crie e renomeie uma nova camada para inserir nela outros elementos, tais como os Prédios da escola. Para tanto, selecione a nova camada “Prédios” e depois clique em para adicionar um novo marcador manualmente (e não através de busca como já foi demonstrado).
O cursor agora é mostrado em formato de cruz que pode ser posicionada sobre o prédio desejado, sendo que no caso deste tutorial foi escolhido o Jopanna’s Café.
Clique em “Salvar” e em seguida clique no ícone do balde para então clicar em “Mais ícones”. Selecione um ícone associado com o uso e ocupação do prédio e clique em “OK”. Neste exemplo foi escolhido o ícone que lembra café.
Repita o procedimento para outros locais de sua escola a fim de enriquecer seu mapa customizado.
COMO COMPARTILHAR UM MAPA
Você pode divulgar seu mapeamento nas redes sociais e também convidar outras pessoas para geocolaborar. Clique em “Compartilhar” no painel à esquerda. Uma caixa de diálogo será mostrada na qual consta que você é o proprietário do mapa customizado, o qual é particular (somente você pode acessar).
Clique em “Alterar”, defina quem pode visualizar seu mapa e clique em “Salvar”.
Para convidar pessoas para editar colaborativamente digite o email de cada uma delas, certifique-se que esteja selecionada a opção “Pode editar”. Se desejar uma cópia do convite em seu email habilite a caixa “Enviar uma cópia para mim”. Caso prefira completar o convite para os convidados clique em “Adicionar mensagem” e digite uma mensagem. Observe que há um recurso adicional que o proprietário pode habilitar ou desabilitar: “Impedir que os editores alterem o acesso e adicionem novas pessoas”. Clique em “Enviar” e depois em “Concluído”.
Os colaboradores receberão um convite por email.
Os convidados poderão editar o mapa customizado, tomando por base o conhecimento local e informações coletadas em trabalho de campo. Ao longo do tempo o mapa ficará ainda mais completo e poderá ser editado sempre que necessário. Os ícones podem ser alterados tomando por base a biblioteca de símbolos do Google My Maps.
Logos também podem ser inseridos e para tanto ao clicar em “Mais ícones” e ser exibida a caixa de diálogo clique em “Ícone personalizado”, depois selecione a opção “URL da imagem” e forneça o link para a figura que deseja inserir no mapa (há várias opções para a Unesp em http://unesp.br/aci_ses//conteudo.php?conteudo=1361).
Clique em “Selecionar”. Observe que uma miniatura é mostrada na caixa de diálogo e se tiver fornecido outro link anteriormente ambas as miniaturas são mostradas. Uma delas pode ser selecionada, de acordo com sua preferência.
Finalmente clique em “Ok” e analise o resultado obtido.
COMO SALVAR E IMPRIMIR UM MAPA
Para obter uma cópia impressa clique em e escolha “Imprimir mapa”. Uma caixa de diálogo lhe permitirá escolher as configurações que preferir para imprimir seu mapa.
Você pode escolher:
- tamanho do mapa;
- orientação;
- tipo de saída.
Tendo feito suas escolhas clique em “Imprimir”.
Será mostrada uma prévia da impressão e caso deseje você pode imprimir ou salvar o mapa como PDF.
Observe como o nível de zoom da versão a ser impressa do mapa não corresponde exatamente ao nível de zoom do mapa exibido na tela do computador no Google My Maps. Faça vários testes até chegar ao melhor resultado para sua necessidade.
COMO EXPORTAR UM MAPA
Volte ao Google My Maps, clique em e note que há outra opções, dentre as quais “Exportar para KML”. Você pode exportar o mapa inteiro ou cada camada em separado.
Tendo feito sua escolha clique em “Download” e indique onde salvar o arquivo (o qual terá extensão KMZ). Se você quiser exportar como KML isso é possível mas os ícones personalizados não serão salvos. O arquivo pode ser aberto também no Google Earth.
COMO INSERIR IMAGENS E VÍDEOS EM UM MAPA
Estimule seus estudantes a mapear outros elementos de sua escola, mas lembre-se que o Google My Maps permite no máximo 10 camadas. Fotos e vídeos podem ser associados aos elementos do mapa e para demonstrar esse recurso selecione a camada que contém o marcador da escola. Note que um dos ícones tem o formato de uma câmera fotográfica e ao clicar nesse ícone é possível adicionar fotografias e vídeos.
Você pode fazer uma pesquisa de imagens do Google e selecionar as que preferir.
Depois de clicar em “Selecionar” a imagem escolhida é mostrada na caixa de informação do marcador da escola.
Para adicionar mais imagens ou vídeos basta clicar em “+” na caixa de informação. Assim como foi feita uma pesquisa por fotos da sua escola uma busca pode ser feita por vídeos já publicados no YouTube. Selecione um deles que julgar mais relevante e útil.
Clique em “Selecionar” e note que no marcador da escola agora há tanto uma foto pública quanto um vídeo público.
Clique em “Salvar”. Caso sua turma produza e publique um vídeo sobre a escola vocês podem fornecer a URL específica do YouTube.
O público poderá ter acesso ao mapa customizado somente na função “Visualizar”, enquanto que os colaboradores ter acesso à função “Editar”. O mapa elaborado no Google My Maps pode ser visualizado no Google Maps, desde que o usuário tenha acesso ao link e mesmo sem fazer login.
Se você tiver dúvidas sobre os recursos do Google My Maps visite a Central de Ajuda em https://support.google.com/mymaps/?hl=pt-BR#topic=3188329
E AÍ? GOSTOU DAS DICAS?
O #GEOnaescola ficará disponível semanalmente, sempre na terça-feira, dando dicas para atividades em sala de aula aplicando Geoprocessamento, SIG e outras mídias e materiais para tornar a sua aula cada vez mais dinâmica!
Acompanhe-nos e envie dicas e sugestões para: tutoria@geoeduc.com!
Um abraço e até a próxima!
Arlete Meneguette, Engenheira Cartógrafa, PhD em Fotogrametria, Livre Docente em Cartografia
Crie mapas colaborativos com o Google My Maps
Fonte: GEOeduc