Mercado de trabalho demanda profissionais qualificados para a atividade

Grande parte das informações está especializada hoje em dia. Exemplos disso são os aplicativos de localização e que informam sobre acidentes, barreiras policiais e engarrafamentos nas ruas e estradas. No entanto, o georreferenciamento também é importante para outras áreas da economia.

O georreferenciamento consiste na determinação dos limites do imóvel através de coordenadas georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro. “Atualmente, temos demanda de profissionais habilitados para demarcar os imóveis rurais, principalmente profissionais para realizar o georreferenciamento, ou seja, realizar os trabalhos para a certificação dos imóveis rurais”, explica a coordenadora da especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Adriane Brill Thum.

Segundo a professora, o profissional habilitado para trabalhar na área vai ter a competência e as habilidades de realizar todo o processo da certificação, que envolve a coleta de documentação, coleta de dados e levantamento de campo utilizando receptores GNSS (Sistema de Navegação Global por Satélite), processamento dos dados, encaminhamento para a certificação via Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), etc. “Temos muitas áreas para georreferenciar e precisamos de profissionais habilitados para essa atividade”, destaca Adriane.

O curso de especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas da Unisinos é referência em cursos dessa área no Rio Grande do Sul, qualificando profissionais com curso superior nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Geologia, Geografia e tecnólogos com formação superior.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail minhapos@unisinos.br ou (51) 3591-1200.

Especialização-georreferenciamento-imoveis