O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou na última quinta-feira (7/7) o lançamento de seu novo Integrador de Mapas e Projetos.
O produto é um aplicativo de pesquisa gráfica que tem por objetivo levar o usuário diretamente aos dados e informações de mapas e projetos da CPRM, independentemente de seus locais de armazenamento.
O Integrador de Mapas e Projetos pode ser acessado através do site da CPRM, pelo endereço http://www.cprm.gov.br, ou clicando diretamente aqui.
Além dos mapas bases disponíveis, o Integrador de Mapas e Projetos possibilita ao usuário fazer consultas por mapas, áreas ou por atributos.
A pesquisa por área é realizada através da seleção da área em que se localizam os projetos que se deseja encontrar. A seleção pode ser retangular ou poligonal e a quantidade de projetos encontrados será maior do que em uma busca mais específica.
Essa opção é útil quando se deseja saber tudo o que a CPRM publicou acerca de determinada área, por exemplo os projetos geológicos disponíveis que tratam do estado de São Paulo.
Para uma busca mais específica, basta selecionar a janela de “Pesquisa por atributos”. Através dessa opção, pode-se realizar buscas por diversas características desejadas em um projeto e/ou mapa, tais como: escala, tema, título ou nome do projeto, nome parcial do projeto, UF (unidade federativa, ou seja, estado a que diz respeito o projeto) e escala e UF combinadas.
A primeira versão do Integrador foi entregue em dezembro de 2015, junto com o lançamento do novo layout da página da CPRM na internet. Nesta segunda versão, foram implementadas contribuições e sugestões de pesquisas que alguns usuários trouxeram.
Dentre as principais novidades estão a possibilidade de modificar o mapa base (Base Map Gallery) e a adição de filtros de pesquisa por tema parcial, código da folha e escala e tema juntos.
Também é possível adicionar nova pesquisa aos resultados de uma busca anterior, quando se adicionar ou excluir dados ao resultado da busca atual. Por exemplo:
UF = Acre (resultado atual de 31 projetos). Ao remover os dados de escala =1:1.000.000, o resultado atual fica com 20 resultados, nenhum de escala 1:1.000.000.
Ou, ainda?
UF = RJ (resultado de 117 projetos). Ao adicionar os dados de UF = ES, o resultado atual fica com 303 resultados (todos os projetos de ambos os estados).
A CPRM conta com a colaboração dos usuários para sugestões de melhorias no Integrador, por meio do e-mail seus@cprm.gov.br.
Fonte: CPRM